terça-feira, 27 de novembro de 2012

Torrão "A" - 11 / FCPorto DF Sub13"B" - 1


Esta é a imagem “oficial” da nossa equipa:

Nada de formalismos, de poses… são eles, os nossos 18 herois com os seus fabulosos sorrisos, o seu companheirismo, a sua amizade… é mais uma daquelas imagens que vale muito mais de 1000 palavras!

Da esquerda para a direita: Professores José Miranda, Fabio Santos e Tozé Gouveia

Tiago, Rui Costa, Robi (escondido, mas está lá!), Diogo Cunha, Alex Gonçalves, André, Zé Pinto, Nuno Pinto, Nuno Miranda, Diogo Jesus, Alex Monteiro, Vasco, Gonçalo Santos, Mario Maia e Sofia "Scappy" Scapini

 

Ora vamos lá falar do jogo:

Defrontamos a equipa “A” do Torrão, um jogo que já sabíamos difícil, com uma equipa claramente acima da “média”. Não se discute aqui o mérito da vitória do Torrão, porque a mereceu. Talvez não pelo numero que foi, mas a verdade é que quando o adversário é superior, temos apenas que o reconhecer e trabalhar para nos tornarmos tão bons como eles ou melhores ainda. E nunca desistir, tal como vocês, dragoeszinhos, nunca desistiram, lutando sempre, do primeiro ao ultimo minuto, com a mesma bravura a que nos habituaram.



Verdade seja que, ou por mérito do adversário ou por outra razão, o jogo não fluiu tão bem como na jornada anterior e foram-se deixando encostar à defesa. Na 2ª parte julgo que não fizemos um único remate à baliza adversária e quem não marca, sofre. Mas a vossa bravura, o vosso empenho e a vossa raça ficaram bem vincados. Aqui a “nossa vénia” à Scappy, a nossa marcadora (amiga, tiveste direito a um festejo de 1ª categoria!).




Sem duvida que enfrentámos uma das melhores equipas da nossa serie, talvez a par com o Grijó que defrontaremos em casa na próxima semana – até lá, meus amigos, é trabalhar, esforçarem-se nos treinos, prestarem atenção ás indicações dos vossos treinadores. Sejam companheiros, ajudem-se, comuniquem uns com os outros. Estão no bom caminho e vão conseguir chegar ao ponto em que nos jogos as coisas vão funcionar tão bem como nos treinos.

 

 

Dito isto, há aqui umas coisas que gostaria de expressar:

Jogar, treinar, acompanhar, apoiar ou comentar equipas que ganham sempre ou pelos menos, quase sempre, é facil! Que o diga quem esteve ligado aos Incriveis sub 13"B" da epoca passada, aos "Campeões de Atães" da epoca anterior, aos "Pernetas Fraquinhos" da 1ª equipa de competição e a tantas outras equipas ....

Numa equipa que ganha, tudo e todos .- jogadores, equipa tecnica, acompanhantes, são Fantasticos, Fabulosos, Extraordinarios... tudo são sorrisos, caminha-se sobre nuvens e a vida é um mar de rosas.



Dificil, dificil é jogar, treinar, acompanhar, apoiar ou comentar uma equipa que não ganha ou ganha poucas vezes. E é aí (como de resto em muitas coisas na vida!) que nos momentos dificeis se revela o verdadeiro caracter ....

A saída mais facil é levantar o dedo e apontar ... sacudir a água do capote e atirar com a culpa em qualquer direcção - saída facil, mas muito pouco corajosa (para não usar um termo mais forte). Ou virar as costas e "abandonar o barco"...



Mas com imenso orgulho constata-se que isso não acontece nestes sub 13"B". Com um inicio de epoca não muito bem sucedido em termos de resultados, este grupo parece que se une em torno das dificuldades. Neste jogo estiveram TODOS - até o nosso Robi literalmente saído da cama para o jogo e que quase entrou em campo. Todos juntos o tempo todo (e foi muito, que o jogo comecou com cerca de 2 horas de atraso).




E dentro do campo, apesar de estarem a sofrer uma derrota pesada, não se ouviu uma critica, uma reclamação, uma recriminação. Com uma coragem imensa na sua tenra idade, mantiveram firmes até ao fim. E foi com grande dignidade apesar da tristeza que saíram do campo. A dignidade de saberem que tinham feito tudo o que podiam. Que tinham sido equipa, solidários, companheiros.





E olhar para eles, tão pequeninos, tão novinhos, e tão orgulhosamente vencidos, mas não derrotados, fez-me ter vergonha do momento em que eu, adulta, pensei em meter-me no carro e ir embora. Aprendi a lição que me ensinaram e vos garanto que nunca deixarei de estar ao vosso lado, sejam quais forem as circunstancias.

"Prefiro as lagrimas por não ter vencido do que a vergonha por não ter lutado"




As vossas lagrimas e a vossa luta deixam-nos honrados por pertencermos, apoiarmos, comentarmos a equipa de Sub 13 "B".
 



Amanhã é outro dia, sábado é outro jogo. E até no calendário tivemos pouca sorte, que tivemos logo de inicio as equipas mais fortes. Depois do jogo de sábado vem um período de “acalmia” em que poderão consolidar o que têm aprendido e as coisas vão naturalmente acontecer.









Entretanto ficam algumas imagens daqueles momentos maravilhosos que o futebol proporciona: o reencontro de antigos colegas, agora nas equipas "A" e "B" do Torrão, mas as amizades, mais uma vez, essa não têm emblema...
Aqui a carinha sempre simpatica do Martim, que iremos "defrontar" dentro de algumas jornadas ...
 





Vou-me despedir de vós apenas por algumas horas, daqui a pouco estaremos juntos nos treinos outra vez. E são aqueles lindos sorrisos da foto inicial que quero ver nos vossos rostos. Esta semana foi a vez de os pais receberem uma lição de humildade, dignidade e coragem. E nem imaginam como estamos orgulhosos por isso….

 

Para todos os 18 fica o abraço ou a beijoca amiga de sempre, hoje um beijabraço mais demorado, mais apertado porque VOCÊS MERECEM. São e serão os nossos CAMPEÕES.

Fotos AQUI
 

1 comentário:

  1. Vamos lá Campeões, força e muita sorte para o próximo Jogo.
    ... Não se esqueçam, eu quero uma Vitória, Boa???

    Beijinhos para todos
    Carminho

    ResponderEliminar