quarta-feira, 14 de março de 2012

A "face oculta" do futebol dos pequeninos

A "face oculta" do futebol dos pequeninos não tem nada a ver com a "dos grandes" (verdade seja dita que os ordenados também não!)

A face oculta é composta por aquelas pessoas que raramente aparecem, de quem se diz que "não percebem nada de futebol" mas que estão sempre presentes e são mais do que indespensaveis: AS MÃES!

E elas resolveram dar "o grito do Ipiranga" e ter um tempinho só para elas. Um grupo bem disposto, divertido e amigo juntou-se para umas horas de convivio.



Afinal, qual é o papel das mulheres, dessa face oculta do futebol dos pequeninos?

As mães (ou avós, irmãs, tias, etc) são aquele grupo anónimo, discreto, que não discute se o médio ala deve compensar ou se o sistema de 3-2-1 é melhor do que 2-2-2 ou ou 2-1-2-1. Não, elas são quem (desesperadamente) lava equipamentos, prepara sacos, decora os dias de "galinheiro", tenta desencardir meias brancas (quem teve essa ideia devia levar um tiro!). Quem procura uma caneleira, uma peuga perdidas. Quem tira de sacos e equipamentos "toneladas" de bolinhas pretas e fios de relva. Quem tenta fazer almoços e lanches a horas estranhissimas, tenta fazer jantares "comestiveis" depois dos treinos. Quem tem sempre um beijo, um abraço para festejar uma alegria ou para limpar uma lagrima. Quem "acalma" pais desesperados, filhos enervados, ou, se também se enerva, então, saiam da frente.

As mães são aquelas que nunca se esquecem que "o avançado que devia ter chutado", o "médio que devia ter cruzado" "o defesa que devia ter cortado" ou o "guarda redes que devia ter defendido", são afinal crianças, de 9, 10, 11 ou 12 anos. Crianças, que brincam menos que as outras, estudam menos que as outras, descansam menos que as outras porque têm a paixão do futebol. São jogadores, sim, mas jogadores meninos que precisam sempre do mimo da mãe. Jogadores a quem é preciso recordar que os dentes se lavam, os cabelos se penteiam, os casacos se vestem. São jogadores que gostam de colinho (bem, a alguns não é facil) e que gostam de se escapuliar à socapa para a cama dos pais. E as mães fazem todos esses papeis: de mãe, de amiga, de adepta, mesmo quando as cores clubisticas não são as mesmas dos filhotes, lá estão elas a gritar "Força Porto".




A gritar tal como gritaram (algumas) quando foi assinalado o penalti contra a Academica e a festejarem quando esse penalti foi convertido.

Até mesmo neste ambiente o "bichinho" do futebol esteve presente





Mas neste dia as mães mimaram-se a si próprias, deixaram os "jogadores" em casa, junto com as preocupações,  e o resultado foram umas horas muito bem passadas.

Como se vê, havia mães de todos os tempos e de todos os espaços.






E até uma irmã que teve uma surpresa muito simpática:
A Catarina foi presenteada com este magnifico esboço por um artista presente no espaço. Amiguinha,, foste a felizarda da noite.










Este encontro deu-nos oportunidade de "pôr a má lingua em dia" com amigas com quem agora nos encontramos menos vezes. Mas a verdade é que o tempo passa, as coisas mudam, mas a amizade e companheirismo perduram.









E a boa disposição nunca falta, graças a Deus...

E a bebida era a que se vê na imagem, ninguém precisou dos homens para conduzir que estávamos todas em perfeitas condições









Nem para conduzir, nem para coisa nenhuma que quem não tem cão caça com gato e estas imagens mostram que quando a musica chama... as pessoas vão ...


Aqui temos a Sandra, a Maria  e a Carminho




E aqui a Manela, a Silvia, a Helena e de novo a Sandra
















E enquanto umas dançam, outras vão-se alimentando que lá por uma pessoa ser pequenina, não quer dizer que viva de ar e vento...

Olha aqui a nossa Ana a dar conta do Molotof antes que o pessoal voltasse da dança








A Estela e a Sandra, dois exemplos de mulheres, mães, profissionais de sucesso e companheironas de primeira.
















Pelo ar das acima mencionadas, devem estar a preparar-se para pregar alguma à Aurora, que nem imaginava o que estava para vir...











~
Ai Maria que esta imagem teve que ir à censura... nem tu imaginas o trabalhinho que me deu ...










Sem duvida que são momentos para repetir, o que nos fica da vida são as boas recordações.

Já se está a preparar outra surpresa, que estas mães são imparaveis.

E que melhor maneira de terminar se não com o rosto da boa disposição?

Obrigada a todas e espero que tenham gostado tanto como eu

NOTA: Claro que há fotos que não aparecem, há momentos que só vão existir no imaginário de quem os viveu ...

5 comentários:

  1. FANTÁSTICO Convívio, o nosso …
    Meninas, temos de repetir.

    Foi, realmente, muito bom poder reencontrar Amigas como a Manuela Varejão e a Cristina Gomes, pessoas que actualmente estão um pouco mais distantes, mas SEMPRE bem perto e JUNTAS a NÓS, quando a DIVERSÃO, ALEGRIA e BORGA, nos chamam.
    E como “Conviver” SÓ faz BEM, está já aí, outra para acontecer, pois as nossas Amigas, que por motivos pessoais não puderam estar presentes, ficaram com a “Água na Boca “… Descansem que só se está a combinar a data.

    Beijinhos para TODAS e
    ADOREI estar convosco.

    Carminho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ver que os meninos tem mamãs empenhadas e zelosas!tudo de bom!abraços!Sandra Correia.

      Eliminar
  2. Adorei...... espero que a próxima seja para breve!!!! xd

    Beijocas

    Sandra Monica Santos

    ResponderEliminar
  3. Jantar fantástico, com mulheres fantásticas....
    Venha o próximo, porque as que não foram estão a pedir uma nova "oportunidade"

    ResponderEliminar
  4. Maria, querida, já está tudo preparado ... a "Tal Oportunidade" de que falas, já está aí à porta. Mas agora tens de ir de Vestido de Gala, amiga.
    Confio no teu com gosto.

    Eu e a Ama, também já fomos á prova !!

    Até lá
    Beijinhos

    ResponderEliminar