domingo, 11 de dezembro de 2011

Sub 11 B – Jornada Dupla



Post da Estela



Olá amigos,


Gostava de vos dizer que tudo está bem, que os nossos meninos estão felizes, que a nossa equipa já é uma equipa, mas não é verdade …

A nossa jornada começou cedo na 5ª feira, às 9h em Rio Tinto, para disputarmos o Torneiro do Sport de Rio Tinto.

Num campo de relva natural, muito empapado, facto que trouxe muitas dificuldades e mazelas para os nossos atletas.

As exibições foram muito fracas, estivemos muito desorganizados, nada nos saía bem …

Decorridos 3 meses do início de época, ainda não conseguimos vislumbrar uma equipa base, tacticamente estamos muito desorganizados, não temos velocidade de reacção, não sabemos defender nos cantos, não sabemos fazer lançamentos laterais, não ganhamos segundas bolas, não sabemos fazer jogadas ao 1º toque, não fazemos jogadas de cruzar para a área, não sabemos … são constatações de uma treinadora de bancada, que passa horas dedicada a esta tarefa, como tantos outros companheiros.

A nossa equipa é um conjunto de meninos desmotivados e amorfos, ninguém escapa, acreditem!

Péssima publicidade para a escola de futebol Dragon Force, as exibições que presenciamos num dia frio e triste.

Mesmo assim ficamos em terceiro lugar, sem saber como, mas ficamos.

Temos que dar os parabéns ao Lobão que recebeu o prémio de melhor guarda-redes do torneio.

Chegados a casa às 19h da tarde, foi comer a primeira refeição do dia, depois de correr quase 1h e pouco, uns mais outros menos, mas foi a média dos atletas e dormir.

No dia seguinte, dia de aulas e com muitas dores nas pernas, alguns dos meninos não foram ao intervalo, tal era o cansaço.

Hoje sábado toca a saltar da cama às 7h da manhã, para a deslocação a Rebordões para defrontar o Tirsense A.

Não nos estamos a queixar desta rotina, porque na verdade todos nós gostamos destes rituais e principalmente, os nossos atletas amam o futebol acima de tudo.

Não é difícil perceber o que aconteceu, …. Perdemos 5 – 2.

Mais uma vez um terreno, muito pesado, dava dó vê-los a tentar correr e não conseguir. Cansados do torneio de 5ª feira e sem discernimento os passes falhados foram mais que muitos, não saíamos do meio campo, a menos que nada já estávamos a perder 2-0.

Cansados, desmotivados e lá vamos nós para a mesma espiral de desalento.

Estamos preocupados com o marasmo onde a equipa está a cair. O que nos preocupa é o desespero dos atletas, começam a pôr em causa as suas capacidades e mais grave, começam a achar normal perder.

Gostávamos de ver a nossa equipa a jogar num bloco coeso, jogar simples ao 1º toque, não importa se os adversários são grandes e fortes, de 2ª ano, se é relva, se é pelado, se as bolas são duras, se o grupo tem equipas fortíssimas, etc.

Na verdade tudo que enumerei serve de justificação para tanta falta de qualidade de jogo e tem que ser enterrado de uma vez por todas em Rebordões.

Falar e reflectir em conjunto no que se passa, ouvir o que estes adolescentes têm a dizer, por vezes somos apanhados de surpresa pelos ensinamentos destes pequenos adultos.

Ver todos os vídeos dos jogos que correram mal (não vai ser difícil escolher) e corrigir nos treinos.

Há semanas atrás, falei dos dons e das competências de cada elemento desta grande equipa, continuo a acreditar no que disse.

Agora quero falar também na falha que nós pais continuamos a ter, continuamos a dar instruções para dentro do campo, continuamos a responder a provocações, continuamos a chegar atrasados aos treinos e aos jogos, não estamos a dar exemplos de bons líderes, que somos. Vamos garantir nós pais que podemos mudar, vamos fazer isto pelos nossos filhos.

Em tempos de crise e aproveitando a época vamos pedir ao Pai Natal que nos ajude a mudar, é fácil e barato.

Vamos pedir ao Pai Natal que nos ajude a transmitir confiança aos nossos filhos, que eles voltem a ter o prazer e a felicidade de jogar futebol, que voltem a acreditar nas suas capacidades.

Força Equipa, acreditamos em vocês. Somos os vossos maiores fãs aconteça o que acontecer.

Hoje não temos fotos, apenas reflexões, desabafos e muita esperança numa mudança rápida.

2 comentários:

  1. Foi com muita tristeza que li este comentário. Tristeza porque esta equipa, os sub 11"B" foi a equipa a que me orgulho de ter "pertencido" na epoca passada, é uma equipa que trago no coração. Conheço bem alguns dos jogadores, de uma epoca inteira de contacto quase diário e sei que são meninos com muita qualidade e talento. Ainda não tive oportunidade de ver um jogo esta epoca, mas pelo que tenho lido, e pelos resultados que têm obtido consigo perceber que lhes falta aquilo que de mais importante os nossos pequenos-grandes jogadores costumam trazer sempre - a alegria de jogar futebol. Porque estas crianças não jogam por dinheiro, por interesse, por projecção pessoal - jogam pelo motivo mais puro, mais lindo - PORQUE GOSTAM.
    Por algum motivo esse prazer, essa alegria, não está presente na equipa. E é isso que acho urgente que recuperem. Porque o talento está lá, eles foram escolhidos entre muitos para competirem porque mostraram aptidões para isso.
    Meus amigos pequeninos e respectivos papás: está em vós a FORÇA DO DRAGÃO. Joguem com alma, com coração. Acreditem que são fantásticos, e que se as coisas não estão bem, podem sempre melhorar. Não diria que está nas vossas mãos, mas está nos vossos pés o poder de inverter um mau momento. O talento é vosso, usem-no. Para cada um de vós, pequeninos e para os pais que sofrem tanto ou ainda mais do que os filhos fica aqui o meu abraço e os meus votos de que o próximo comentário tenha a alegria de um bom jogo, seja qual for o resultado. Acreditem que tudo pode melhorar e ACREDITEM EM VÓS. Porque eu acredito, porque nós acreditamos e sabemos que podem fazer melhor.
    Força rapazes, este é o momento de de usar um lema de que gosto muito:

    "Esta é a vantagem da ambição: posso não chegar à lua, mas tirei os pés do chão"

    ResponderEliminar
  2. Eu não posso acrescentar mais nada ao que a SUSANA disse,subscrevo por inteiro as suas palavras.Também sofro por esta equipa,que também foi «minha» e não estou contente com o rumo dela, espero que esta situação mude a contendo de todos.
    Quero só deixar uma palavra de alento,de conforto e de solidariedade aos jogadores e pais,que estão a viver este momento menos bom.
    ZÉTÓ

    ResponderEliminar