domingo, 8 de abril de 2012

Torneio "Coelho Verde" em Castro Daire - trofeu da boa disposição

Como é sabido as nossas duas equipas "B", de sub 11 e sub 13, participaram na sexta feira no III  Torneio do Coelho Verde em Castro Daire. Como de costume, eu abordarei os "13" e a Estela os "11". No entanto, como foi um dia inteiramente compartilhado tanto pelos jogadores como pelos acompanhantes, muitas das imagens são de todos.

Fica desde já a nota de que foi um enorme prazer este dia passado com os nossos colegas. Pessoas fantasticas, ambiente excepcional. Os "B" das nossas equipas só podem querer dizer "Bem dispostos", porque essa a marca do dia e o trofeu que trouxemos do torneio.
E que melhor imagem para ilustrar isso do que a da nossa equipa de sub 13 a disputar um jogo e os colegas dos sub 11 a assistir, na linha de fundo e a torcer pelos amigos?


Antes de começar a "divagar" sobre um dia que vai ficar na memoria de todos, vamos começar pela parte desportiva e, especificamente, no que diz respeito aos sub 13"B".


Tivemos 2 derrotas - Beira Mar e Freamunde e um empate com a equipa da casa, o Crasto. Se sobre este empate se pode dizer que houve influencia do arbitro (um bocadinho caseiro... para não dizer muito!) nos outros jogos não foi o caso. O 1º jogo foi com o Beira Mar e não estivemos bem.
Será frio, será cedo? frio não foi, certamente e não era tão cedo assim...







Seja pela hora a que os meninos tiveram que se levantar, pela deslocação, que foi longa, ou por um pequeno almoço que já ia longe, o facto é que não estivemos bem. A equipa do Beira Mar estava ao nosso alcançe, mas não conseguimos encontrar um ritmo e uma garra suficientes para vencer o jogo.


O jogo com o Crasto foi logo se seguida e ainda a "ressacar" da má exibição no 1º jogo e com a (des)ajuda do árbitro, foi um empate que conseguimos alcançar - também esta seria em condições normais uma equipa ao nosso alçance.Depois da paragem para o almoço, defrontamos a equipa do Freamunde, essa sim uma equipa muito forte, que acabou por perder a final frente ao Penafiel.





Nunca foi meu hábito fazer "analise técnica" baseada no "e se..." e não é agora que vou começar. Portanto, nem sequer vou tentar explicar ou analisar o que se passou. Muito melhor do que eu farão os treinadores e concerteza que as falhas que eventualmente tenham sido cometidas serão corrigidas e rectificadas. Na minha opinião, se no jogo com o Freamunde defrontámos um adversário que ganhou com mérito, nos outros terá havido algum "demérito" da nossa parte. E no jogo com o Freamunde já jogámos com outra atitude, outra garra: é esse o espirito, amiguinhos.

Mas a verdade é que o facto de termos andado sempre a defrontar equipas "uns furos abaixo" terá feito com que a nossa equipa tenha perdido alguma competitividade. É com os melhores que se aprende e isso não nos tem acontecido muitas vezes esta epoca.

E pronto, está dito o que havia a dizer sobre futebol dentro das 4 linhas. Podia ter sido melhor, mas a verdade é que também podia ter sido pior... Rapazes, da minha parte (e a titulo completamente pessoal) tenho a dizer que sei que são capazes de muito mais e muito melhor... mas não deixam de ser sempre a NOSSA EQUIPA, os nossos meninos e estamos SEMPREEEEE a torcer por vós.



Relativamente aos nossos sub 11B, a "reportagem" será da nossa amiga Estela. Fica aqui a imagem do vencedor da tarde, o Zé Lobão, que conquistou o troféu de melhor guarda redes no escalão de sub 11 - Parabens, Zé, que este seja um de muitos que venhas a conquistar.















Num espirito de perfeita harmonia, boa disposição e animação, os acompanhantes das 2 equipas compartilharam um dia que começou ás 6:30 da manhã e acabou por volta das 10 da noite. Fizeram-se novos amigos, reencontraram-se colegas de epocas anteriores - e até houve quem começasse o dia logo a tentar negociar meias de treino em plena bancada...







O almoço tinha sido combinado ser em estilo "tudo a monte e fé em Deus" e assim foi. Mesmo junto ao complexo desportivo num espaço agradavél, foram compartilhados os acepipes das 2 equipas e para não variar, reinou a boa disposição.








Ainda fomos ameaçados primeiro por chuva e depois por granizo, mas até S. Pedro percebeu que contra  força da boa vontade não há nada a fazer e resolveu dar-nos tréguas..

E os nossos rapazes? bem, depois de concluidos os jogos e enquanto se esperava pela cerimonia de encerramento, foi ver aqueles diabretes a divertirem-se. Com enorme paciencia e boa vontade, os prof. João e Vitor distribuiram lanches e inventaram jogos para os manter ocupados e viu-se bem como esta equipa se sente feliz quando estão juntos e como se divertem até mesmo numa roda a passar a bola uns aos outros com um conjunto de regras que confesso, não percebi...



Nem o facto de já estarem acordados e em movimento desde madrugada acabou com o espirito. Sem duvida que é um grupo de meninos especiais, mas tem que ficar uma palavra aquela "cola" que os une, de uma forma subtil, discreta, mas sempre presente e atenta. Que mantem tudo a correr e tudo na ordem. E essa é a equipa técnica, que nem por um momento se afastou dos seus "pintaínhos", numa dedicação total. Fica o agradecimento dos pais, que sentem bem o carinho e cuidado que têm com os nossos tesouros.



Antes do regresso a casa e numa altura em que, nem sei bem como, todos os acompanhantes já estavam dentro do campo, ainda houve tempo para repor as forças e ganhar energia para o caminho. O carro do pai Rui, transformado neste dia em carro de apoio das equipas do Porto, encostou ao portão e foi o ataque final ao farnel. As imagens falam por si.






Para concluir, devo dizer que (na minha opinião, claro) se os resultados desportivos não foram os melhores, o balanço do dia foi muito positivo. Foram criados e solidificados laços, espirito de grupo e amizades que vão perdurar. Não me refiro apenas aos adultos, mesmo entre as crianças estes dias criam memorias e laços que se reflectem na forma como lidarão de futuro uns com os outros e como grupo, como equipa. Gostei de ver como foi superada a natural tristeza de não terem atingido os objectivos - com amizade, como grupo, como amigos. Sempre unidos, nos bons e maus momentos.

Por tudo isto e por tudo o que são e o que nos têm feito viver a acompanhar-vos, OBRIGADA, meus extraordinários jogadores, minhas fabulosas equipas.


P.S. Eu ainda ia falar na defesa do Rui Patricio, mas a Ana e a Maria dão cabo de mim....

Mais fotos AQUI

3 comentários:

  1. Foi um dia muito bem passado....só aguentei o frio graças à boa disposição do grupo.
    Quanto a ti Susana tinhas que falar no sporting, mas vá lá foi só um P.S.
    Obrigada pelo carinho e pela tua disponibilidade.......
    Já agora beijinhos e abraços a todos os sub11b e sub13b, meninos e respectivas claques.
    Maria Azevedo

    ResponderEliminar
  2. Com a Boa Vontade e o Querer, se conseguem os bons momentos.
    E foi neste espírito e com estas pessoas, que uma vez mais, se transformaram os momentos do dia em boa disposição, gargalhada, bom humor, confraternização e também coragem ( ai o frio!… ai as costas! vamos comer… ups começou a chover!!!).
    Gostei do imprevisto e obrigada Mães, Pais e Misters.

    ResponderEliminar
  3. e um "bué" "de obrigada" aos protagonistas, que sem eles, não se fazia e nem se ía lado algum. Os Nossos Meninos. Muitoa obrigada Lindos.

    ResponderEliminar