terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pré época – Sub 11 FCPorto Dragon Force





Post da Estela



Olá a todos,


Cá continuamos a afinar os motores para enfrentar a época que está prestes a começar.

 
 
Semana passada a nossa preparação passou pelo magnífico complexo desportivo onde joga a equipa do Torrão e pelo Vitalis.
Durante a semana tivemos um treino suplementar, sexta, também marcamos presença no Vitalis.
Este fim de semana a equipa jogou contra o Ancede no Vitalis e contra o Cohaemato no pavilhão deste.
 
 
 
Como devem ter reparado, resultados não são mencionados, vitórias expressivas, empates e derrotas já tivemos de tudo … mas o mais importante é o espirito de equipa que se está a construir e a preparação física dos nossos atletas que tem vindo a aparecendo aos poucos.
As diretrizes do professor Pedro também elas vão sendo assimiladas, assim esperamos nós, para conseguirmos fazer uma grande época.
 
Ficamos a conhecer os nossos adversários, a Série 9, é nossa:
ACD BAIRRO FALCÃO
BOAVISTA FC
BOAVISTA FC B
CD TORRÃO
CD TROFENSE
CD TROFENSE B
FC FOZ
FC FOZ B
FCPORTO SAD
FCPORTO SAD B
SC SALGUEIROS 08
SPG C ARCOZELO
SPG C CRUZ
SPORT PROGRESSO

 
 
Uma boa notícia para já são as viagens, este ano a deslocação mais longe é à Trofa. Por outro lado temos uma grande responsabilidade, vamos jogar contra outra equipa do Porto e não queremos ser os eternos “B’s”, também queremos ganhar aos nossos eternos rivais portuenses.
Para isto tudo: FORÇA EQUIPA! Faltam 20 dias …
 
 
 
Por falar em pré época …
Vai para muito anos que já não assistia as amarguras do “defeso”, mas digo-vos que vivi isto tudo com adultos, o que mais me chocou este ano, foi que os atletas dos quais eu acompanhei, foram meninos entre os 9 e os 14 anos, crianças portanto.
Bem sei que nos dias que correm, confiar na palavra de outra pessoa, pelo que assisti, só se se for ingénuo.
Estamos na era da tecnologia, tudo tem que ficar firmado por escrito, pelos vistos!
Meninos que por circunstâncias várias se viram “forçados” a procurar outro clube para praticar desporto, sujeitaram-se a apreciação de outros e que alguns até pelos vistos encaixavam no perfil que esses clubes procuravam …
Até aqui tudo normal.
Descansados vão de férias, descansados porque já têm clube para praticar o seu desporto favorito, novos sonhos são criados. Os pais por seu lado preparam toda uma logística, para levar o menino ao novo local de treino.
O início de época acontece e na data combinada, lá vão eles para o treino, contentes para conhecer os novos companheiros de equipa, orgulhosos por representar o novo emblema, com eles um “saco de treino” cheio de expetativas …
Para espanto de todos, foi tudo um equívoco, os pais e o atleta perceberam mal e afinal vão ter que procurar outro clube…
Incrédulos, os pais ficam sem saber o que fazer, resta proteger o seu filho daqueles adultos que deviam ser o exemplo para as crianças.
Eu pergunto:
- O que ganham os clubes com estas atitudes?
- Como se ultrapassa tal “traição”?
Uma lição há a tirar deste Verão 2012 … nunca acreditar na palavra de ninguém, pelo menos daqueles que nos tentam vender a “banha da cobra”.
Futebol é um desporto, não se iludam pais, ajudem os vossos filhos a praticar desporto, invistam numa boa educação, só assim conseguimos criar jovens que não darão adultos como aqueles que encontram este Verão.
Estela

Fotos AQUI

Nota extra texto da Estela: Optei por não colocar fotos na ultima parte do texto da Estela por achar que o assunto é demasiado importante para que se "criem distracções" com as fotos .. mas a minha opinião ficará expressa num comentário, que este é o espaço da Estela 

4 comentários:

  1. Parabéns Estela,

    Fantástico trabalho, aqui apresentado e com um “Tema” ( quanto a mim ) a ser muito bem retratado, o Tema dos Senhores ( Directores, Adjuntos, Treinadores ou sejam lá “Eles”o que forem ), que “FIRMAM” condições de “Contratos”, com Crianças que serão os nossos HOMEMS de amanhã … E FALHAM !!!!! …

    LAMENTAVEL … Verdadeiramente Lamentável
    Aliás, eu arrisco mesmo a dizer, que é VERGONHOSO, tendo em conta alguns Clubes (considerados Grandes).

    De facto, este assunto, é para mim um assunto com um grau de Importância, enorme, que deveria ser discutido em Sede própria e apuradas Responsabilidades, pelos “Danos” causados aos Atletas … Nomeadamente, pela “CRUELDADE” e “TRAIÇÃO”.

    Há, por aí, “Clubes” que fazem uma publicidade enorme, aos Escalões de Futebol de Competição, que quase suplicam para que as crianças participem nas captações e depois de as avaliarem como Atletas, transmitem um total agrado em as colocar nas Equipas do Clube e contratam-nas…
    Pais e Atletas, preparam os seus novos “Caminhos” … Desvios serão feitos, horários apertados, mas tem de se fazer um esforço, para que á hora do treino o Atleta esteja lá.
    Passa a ser uma reviravolta, na logística de cada Pai/Mãe, uma preocupação maior em perceber se o “Filhote” se vai enquadrar e integrar na nova Equipa.
    Tudo isto, é um “Trabalho de Casa” muito rigoroso, pensado e trabalhado, ao pormenor.

    Lamentavelmente, no 1º Dia de Treino, o “Pano” cai e eis que a “Notícia” que menos esperavam, surge!!! …
    “È engano, deve haver qualquer engano porque já temos as Equipas formadas!!!”…
    É esta a resposta que dão, no 1º dia de treinos, sem que uma Chamada se dignem fazer, aos Pais dos Atletas, para que estes procurem um outro Clube, ou pior, cortem todos os acessos de contactos, para que não tenham de dar explicações.

    De facto, Estela, este “Tema” faria rolar muita tinta e traria ao de cima, muita coisa que anda por aí oculta ( neste Mundo do Desporto ).

    Não interessa o Clube ( se é Grande ou Pequeno ), a ambição de que os Filhos fiquem num Clube Grande, eu sei que passa por todos, mas a verdadeira importância é termos a certeza que os NOSSOS Filhos estão Bem, FELIZES, Adaptados e Integrados e que acima de tudo, estão a fazer o que mais gostam … Jogar Futebol e a construírem AMIZADES … Isto, sim, é o mais importante.

    Deixem as CRIANÇAS viveram e serem FELIZES …

    Parabéns, mais uma vez, pela divulgação deste “Tema”


    ResponderEliminar
  2. Realmente o que se passou nesta pré-epoca foi inacreditavél. E admito que o que presenciámos foi apenas uma gota de água no oceano do mundo do futebol dos pequeninos. E o que é importante é a parte de ser "futebol DOS PEQUENINOS".

    Para que se perceba a nossa revolta, é preciso explicar que estamos habituados ao Dragon Force Vitalis. Onde as crianças são tratadas com respeito! Como muito bem disse o prof. Carlos Campos, os meninos ali estão "no ninho". Mas quando saem desse ninho, o mundo lá fora é maioritariamente, um mundo cão e nem as crianças nem nós pais estamos preparados para isso. Por esse motivo é imprescindivel que TODOS saibam que não há mais ninhos! Não há mais uma palavra de um treinador que vale tanto como se tivesse passado pelo notário. Não há mais defender o interesse das crianças acima de tudo.

    Lá "fora" - e isto aplica-se a varios clubes onde presenciei ou tive conhecimento de situações destas - o que vale é "agarrar o maximo de crianças para impedir que elas se inscrevam noutros clubes" e depois dispensá-las como se fossem lenços de papel usados e não o futuro do nosso futebol ... isto para aqueles que ainda acreditam que vai haver um futuro para o futebol português com jogadores portugueses... a não ser que se esteja a pensar que daqui a 10 anos só temos estrangeiros!

    Todos nós, pais, temos que ficar alerta! São os nossos filhos que estão em causa e somos nós que temos que lhes limpar as lagrimas de frustração, de desgosto... que temos que lidar com crianças que veem fugir a possibilidade de fazerem aquilo que os apaixona, jogar futebol. E é importante que todos percebam os truques e manhas - ou mais claramente, a má fé - com que as coisas são feitas. Vou deixar alguns pontos e agradeço a quem se lembrar de mais para ajudar:

    (continua)....

    ResponderEliminar
  3. .... (continuação)


    * "Gostámos muito do seu filho, volte cá no inicio da epoca para tratarmos da papelada" - ERRO! MENTIRA! Quando estão mesmo interessados, tratam dos papeis logo. Nesta situação, quando lá se volta já outras portas se fecharam e esta vai estar fechada também.

    * "Estamos a gostar muito do seu filho, mas precisamos que ele treine com a equipa mais uns dias, umas semanas ... a gente vai falando". Idem, idem, aspas, aspas ... a criança está "presa" a uns treinos que não vão dar em nada. Ao fim de 2, no máximo 3 treinos já sabem se querem ou não.

    * "O seu filho vai ficar cá, a gente telefona a avisar..." (sem papeis!) - treta, quando telefonarem (se telefonarem!) é para dizer que mudou a direcção, mudaram as equipas ou qualquer coisa e que tal, a criança está dispensada.

    * Quando nós dizemos "o meu filho já assinou pelo ...." convém termos em consideração que: os nossos filhos não assinam! a assinatura deles não vale nada, é um pró-forma. Nós é que "assinamos" por eles e, pessoal, assinar uma ficha de inscrição na AFPorto não quer dizer que a criança está inscrita, porque o clube pode nunca entregar essa ficha na associação. Em caso de duvida, peçam recibo da entrega da ficha (ou cópia carimbada pela associação)

    * Atenção ás equipas! Cada clube tem varias equipas, a disputarem vários campeonatos - umas de 7, outras de 11 (em sub 13) e umas na 1ª e outras na 2ª divisão (em sub 15). Esclarecam bem em que equipa a criança vai ficar para não haver surpresas!

    * "Aqui não paga nada e até vamos buscar e levar os meninos" - a experiencia diz-me que acabam sempre por aparecer coisas para pagar (não há almoços gratis....) e o levar e buscar é muito relativo ... peçam TUDO por escrito, perguntem aos pais que já têm filhos nessa equipa em epocas anteriores.

    Mais haveria a dizer e cá voltarei se for caso disso, mas acreditem que nestas alturas temos que ser nós, adultos, a zelar para que outros adultos não magoem os nossos meninos. Não estamos habituados a proceder assim, mas temos que aprender.

    A lisura e honestidade do projecto Dragon Force acabam no momento em que as crianças saem do projecto. Quem me conheçe sabe que não é por amor ao emblema que faço este elogio ao projecto, é mesmo porque nos 5 anos em que o meu filho o integra, NUNCA tive uma razão de quixa (ou tomei conhecimento que alguém tivesse) de qualquer situação deste genero. O meu filho também vai ser forçado a abandonar o ninho no fim desta epoca, mas eu aprendi muito nos ultimos meses ... e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcançe p+ara que ninguém lhe roube aquele sorriso com que ele joga... porque é essa felicidade que nos faz fazer tantos sacrificios, não é?

    Tenho pena que não haja alguém ou algum organismo a quem estas situações pudessem ser reportadas para a respectiva punição, para nunca mais alguém usasse crianças como moeda ou mercadoria ... para que não se fizessem "equipas ganhadoras" em cima das lagrimas dos que foranm desprezados ... para que nunca mais uma criança chorasse por causa do futebol.

    Até já e desculpem se me alonguei...

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar, dou os meus parabéns á Repórter Estela, por ter trazido a público um tema que merecia ser bem discutido.

    Eu, também, tenho conhecimento de uma situação destas, que fragilizou alguns Atletas.
    Tenho pena que esses Clubezécos que ainda acham que são “bons”, não tenham Pessoas á altura para lidarem com os nossos Jovens.
    Eu classifico-os, como pessoas Mal Formadas.
    Mas não posso deixar de responsabilizar, os Grandes ( que estão á frente dos Clubes, nomeadamente as Administrações e Direcções ), por ainda permitirem, que essas mesmas pessoas Mal Formadas, AINDA continuem a gerir Projectos com Crianças.

    É cada vez mais, necessário, a atenção máxima dos Pais, quando tiverem de passar pela transição de Clubes.
    São crianças, nunca se esqueçam e temos de ser Nós ( Pais e Educadores ) a saber gerir isto … Porque o Mundo lá fora, é um Mundo CÃO, onde a Falta de Respeito e o Passar por cima ( seja de quem for ), é o que está a dar.

    Parabéns, ainda, á proprietária deste Blog ( que tento seguir ), pela coragem na divulgação deste assunto.

    CTavares

    ResponderEliminar