terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pedras Rubras - 1 / Leça F.C. Sub 14 - 1

Vou fazer uma coisa que não gosto, que é "ultrapassar" o jogo com o Custoias e falar já deste ultimo jogo. Mas o que se passou merece isto e prometo voltar à reportagem do jogo com o Custoias.




E vamos começar com aqueles que foram heróis numa manhã trágico-cómica, os nossos valentes rapazes! Que contra tudo continuaram a lutar de cabeça erguida até ao ultimo minuto, num jogo que acabou com 9 da nossa equipa... contra 14 do adversário!
 Fica a minha homenagem à vossa atitude - muitos adultos não reagiriam a tanta adversidade com a mesma correção e educação que vocês reagiram. Parabéns, foram enormes!




E fica para a memória a imagem daqueles que foram os protagonistas pelas piores razões, os membros da equipa de arbitragem! É uma pena que se continuem a ver pessoas sem formação ou conhecimentos a arbitrar, sejam quais forem as justificações! Os jogadores, os treinadores, os clubes não merecem que uma semana de trabalho seja destruída assim.







Vou tentar deixar uma pálida imagem do que se passou, com a esperança que alguém que leia tenha algum poder para fazer alguma coisa... ou apenas para que se saiba que "quem não se sente não é filho de boa gente". E, acreditem, os nossos rapazes são filhos de boa gente... e nós também, que até nós, os jogadores de bancada, perdemos um pouco a cabeça





O jogo começou com a homenagem aquele jovem, pouco mais velho que os nossos meninos, que perdeu a vida em campo. Mais uma morte inexplicável, mais uma situação que nunca devia ter acontecido. Apenas nos resta rezar para que Deus o tenha em Sua Companhia e que Deus nos proteja de uma tragédia assim.

Descansa em Paz, Alex!



E logo no inicio do jogo se percebeu que o nosso adversário iria utilizar o anti-jogo... desde cedo que as quedas se sucederam, cada uma acompanhada por uma entrada em campo do massagista... acreditem que não deve ter existido 5 minutos de jogo em que alguém não estivesse caído e a pedir assistência. E aqui fica a nota ao treinador adversário que incitou este comportamento. Eram recorrentes as indicações de "cai" "deixa-te ficar caído". Além das respostas à bancada, uma coisa pouco própria para um treinador. Enfim, se fosse só isto..


Mas desde cedo que a equipa de arbitragem demonstrou uma total incompetência. Um desconhecimento total das regras do jogo e uma enorme inconsistência nas decisões... várias vezes o arbitro mudou o sentido da marcação de uma falta, obrigando os jogadores das duas equipas a uma dança de "ou marco eu ou marcas tu" .. chegou até a assinalar um livre com os dois braços abertos, ficando toda a gente sem saber de quem era a bola...
Mas mesmo assim houve momentos como este ...



Entretanto, sofremos um golo, nem sei muito bem explicar como e pouco depois o 1º caso grave. Numa jogada de contra ataque o nosso guarda redes estava adiantado e perante a tentativa de "chapéu" saltou e afastou a bola. Confesso que não vi se estava dentro ou fora da área, fosse como fosse era mesmo no limite. Na nossa equipa garantem que estava dentro da área, mas o facto é que o arbitro de imediato o expulsou, reduzindo-nos a 10 jogadores.



E a partir daí o problema agravou-se... vários foram os fora de jogo que passaram "ao lado" porque o fiscal de linha conversava com o treinador adversário.
O arbitro andava "aos papeis", de tal maneira que interrompeu uma jogada de ataque para substituir a bola que, descobriu ele nesse momento, estaria pouco cheia. O fiscal de linha do lado oposto aos bancos chamou o arbitro para ele ir advertir o nosso treinador... o dito fiscal de linha deve ter visão e audição de super-homem, presumo eu...


Isto tudo pontuado pelas quedas e assistências constantes, marcações ao contrário, um guarda redes que faz uma defesa e manda a bola pela linha de fundo, dando origem à marcação de... um pontapé de baliza!! Enfim, perfeitamente irreal o que se passou! Inacreditável, num campeonato oficial, num escalão de iniciados. Como incutir às crianças os valores como a honestidade, o respeito e o fair-play depois de uma situação destas?
Bem, depois de varias situações em que foi reclamado penalti, enfim, lá o arbitro concedeu que um fosse marcado e conseguimos empatar o jogo. Mas não fosse termos ideias, logo de seguida o arbitro expulsou o nosso Gonçalo Santos, também com vermelho directo e por razões que ainda não se conseguiram apurar. A unica que parece plausível é que ele fosse alérgico a "Gonçalos" já que expulsou os dois que a nossa equipa tinha.

E assim acabamos o jogo, 9 contra 14. Uma equipa perfeitamente acessível, mas que a "conjuntura" transformou num obstáculo. Um jogo que devia ser esquecido ou relembrado apenas como exemplo do que não deve acontecer.
Fica aqui mais uma vez uma palavra de alento e carinho aos nossos rapazes e equipa técnica: não estiveram bem porque não vos foi permitido que estivessem, não ganharam porque não vos deixaram ganhar e a força, o empenho, a educação e talvez até resignação com que lidaram com este jogo deixam-nos orgulhosos. Não perderam a cabeça, não foram mal educados, não viraram as costas, não desistiram. Foram tremendamente dignos! Parabéns, meus amigos. Mostraram a quem quis ver que na nossa equipa a palavra "formação" existe e é aplicada.

Vou depois publicar as fotos e a reportagem do jogo com o Custoias, mas achei que era importante saberem, neste momento, que estamos todos do vosso lado. Sabemos como foi difícil.
Fica uma palavra em especial aos Gonçalos - amigos, julgo que foi para ambos o primeiro vermelho directo ... meus queridos, estas coisas não deviam acontecer, mas infelizmente quando acontece vocês têm a vantagem de ter convosco a família e os amigos da equipa a darem "aquela força".



O que não nos mata, torna-nos mais fortes, não é? Seremos mais fortes para a próxima, e para todas as que se seguirão.

Até amanhã e fiquem com as fotos... não são muitas que a dado momento já me apetecia mais atirar a maquina à cabeça do arbitro do que fotografar ... fotos AQUI

Boa semana para todos

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. Meus amigos: o "meu" alerta de palavras "feias" disparou e não deixou passar dois comentários que acabaram de ser feitos.

    Peço algum cuidado com a linguagem e com ataques pessoais - o blog existe para as crianças e por elas e para elas, não vamos deixar publicar termos, frases ou opiniões menos correctas. Somos nós quem tem que educar as nossas crianças e esse exemplo tem que ser dado.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  3. Menina Susana com todo o respeito antes de se fazer uma reportagem sobre o que for deve se saber do que se fala ( regras ) se como diz o guarda redes defendeu fora da área é bem expulso (apesar de muitos árbitros não o fazerem por serem miúdos) e pelo que soube quem foi beneficiado nesse lance foi o Leça porque se o arbitro não tivesse marcado falta ficavam a perder por 2-0. Na situação de penalti a favor do Leça voçe não fala se é bem marcado ou não por isso algo me diz que é duvidoso lol lol verdade? A respeito da 2ª expulsão fale com o Gonçalo que ele lhe diz ( se for honesto )o que chamou ao colega que tem a mesma idade dele ou é mais novo. Além disso não ouvi a menina falar da agressão do numero 4 do Leça com uma joelhada na cabeça do avançado do Pedras e que o arbitro não o quis expulsar e só falou com ele ( e muito bem afinal são miudos ). Eu também sei que cada um só ve o que lhe interessa é verdade que os arbitros foram fracos mas nenhuma das 2 equipas jogou com 14 houve erros para os 2 lados que apesar de o Leça terminar com 9 jogadores na minha opinião a equipa que acabou de ser mais prejudicada foi o Pedras por estas razões 1º um golo invalidado que o arbitro devia ter dado a lei da vantagem (e não ter parado o jogo para dar vermelho ao guarda redes porque defendeu fora da área afinal são miudos) e o Pedras fazia o 2-0 e 2º voçe não fala mas cá entre nós o penalti só o arbitro auxiliar é que viu (talvez como voçe diz estar na conversa com o treinador do Pedras ) . Quem escreve sobre alguma coisa deve relatar sobre o que acontece e não sobre o que lhe apetece ou lhe dizem. Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Boa Noite aqui vai o link em video do jogo Pedras Rubras vs Leça dos INICIADOS B que a menina fez questão de criticar a arbitragem tanto a ponto de dizer que o Perdas estava a jogar contra 14 veja com calma o video e veja se o que diz no seu blog é verdade . Aplaudo estes blogs porque é um incentivo ao miudos mas acho que é importante escrever o que realmente se passa em campo porque leva os miudos a pensar uma coisa que não se passou e não é bom para a evolução deles como Atletas.
    http://www.youtube.com/watch?v=LTDzToaKhFo&feature=share.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, Sandro. Deixe-me começar por agradecer os seus comentários. É sempre gratificante ter "feedback" ás opiniões que aqui são expressas, mesmo que se discorde delas, como é o seu caso. Mas como sou democrata, acho que todos têm direito a uma opinião, desde que a mesma não seja ofensiva nem expressa por palavras incorretas, como foi o caso dos comentários que apaguei. As suas são dignas de todo o respeito, por isso aqui estão e eu com todo o gosto, a responder e a agradecer como é devido
    Para já, deixe lá o "menina", Susana é suficiente e eu já não sou menina...sei lá há quantos anos....
    Vou ver o video que teve a gentileza de enviar com toda a atenção. O que escrevi apenas é a minha opinião. O blog não está vinculado a nenhum clube, é apenas um espaço onde eu e outros pais, sejam de que clube forem, expressam opiniões e divulgam fotos de jogos dos nossos meninos. Já agora, sem andar a "puxar por galões", deixe-me dizer-lhe que conheço as regras... pelo menos foi o que a FIFA (essa mesma) atestou, numa altura em que eu ainda era menina... já vão muitos anos, mas acho que não desaprendi. E, se vir bem o que escrevi, não contestei a expulsão do guarda redes por ter defendido com as mãos fora da area. É o que as regras dizem. Apenas afirmei que não vi se ele estava dentro ou fora. O que é verdade, não vi mesmo. Sobre a expulsão do Gonçalo Santos, claro que falei com ele! O Gonçalo é um menino que tenho o prazer de acompanhar quase diáriamente, há 5 anos. E eu não estava dentro do campo, não ouvi. Só sei o que me foi dito por ele e por outros colegas de equipa.
    Evidentemente que há outras opiniões sobre o penalti que foi marcado, os que não foram, as jogadas interrompidas (ou não) por lei da vantagem ou bolas supostamente vazias... e como já disse, respeito as opiniões e tenho muito gosto em que sejam aqui compartilhadas.
    Mas já agora, se aprecia e aplaude a existencia de blogues como este, pode fazer um esforço para não ser tão caustico. Sabe, isto dá imenso trabalho e nenhum lucro. Faz-se apenas por gosto, por caroliçe... e quando as criticas são agrestes vai-se perdendo a vontade... dizer que eu escrevo o que me apeteçe, não é justo, porque se eu efectivamente escrevesse se calhar tinham razão para ser causticos comigo. Em todos os anos em que escrevo, nunca ninguém me viu a "condenar" ou "culpar" uma criança por um jogo menos conseguido ou um resultado mau. Nunca me viram a falar de convocatórias ou a criticar comportamentos. O blog serve para INCENTIVAR os meninos, que sei fazem o melhor que podem dentro do campo. Mas não tenho pudor nenhum em criticar adultos, sejam eles pais, arbitros ou treinadores que estraguem ou tentem estragar o esforço das crianças. Porque o sorriso do meu filho e dos seus colegas é a melhor retribuição que eu posso ter pelo tempo que aqui dispendo.
    Penso que o Sandro seja também pai de um jogador. Se é, sabe bem quantos fins de semana deixamos de ter, quantas horas passamos ao frio nos treinos pelos nossos meninos. E não é justo que adultos, sejam quem forem e seja qual for o motivo, destruam esse esforço que as nossas crianças (e nós por arrasto) fazemos. Agora vou ver o video, mas não o quis fazer sem antes lhe deixar aqui uma palavra de apreço pelos seus comentários e pela partilha.

    Um bom campeonato para a sua equipa e espero que continue a acompanhar-nos e sempre que quiser, dê aqui noticias dos seus /nossos meninos.

    Abraço
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas eu sei das dificuldades de fazer blogs e outras ações que nós Pais fazemos muitas vezes em prol dos nossos filhos e colegas que não são devidamente valorizados. Eu tento acompanhar varias opiniões que são passadas pela net nas varias formas que aqui são expressas e dificilmente comento os blogs porque respeito e aceito as varias opiniões que as pessoas teem mas sem exageros (apesar de algumas tendençias normais) e voçe na minha opinião ( sempre respeitando a sua opinião) exagerou quando passou uma crónica de um jogo a frente para dizer que o Leça da Palmeira jogou com 14 neste jogo desrespeitando os atletas e as pessoas que tiveram durante a semana a preparar o jogo (como os vossos atletas também tiveram e os seus responsaveis ) e na minha maneira de ver injustamente. É claro que vou continuar a frequentar este blog e outros como este que gosto muito de ler mas digo lhe que este blog ou outro que exagere na minha opinião sobre um determinado tema eu vou sempre comentar com respeito mas dando a minha humilde opinião. Obrigado pela compreensão e agradeço lhe que continue com este dificil trabalho para eu se for necessario comentar lol lol.

      Eliminar