segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sub 13 "B" - FCPorto DF - 1 / DF Grijó - 8

Vou comecar este post com mais uma frase roubada (era isso ou um proverbio, já sabem):

"Tentar não significa conseguir, mas todos os que conseguiram, tentaram"



E a nossa equipa vai conseguir, porque, isso vos garanto, eles Tentam! E de que maneira! e com tal coragem e força! E determinação! E união!


Mas, como o resultado demonstra, este foi mais um jogo que não conseguimos ganhar. Não perdemos, apenas não conseguimos ganhar. Há uma enorme diferença que penso que é facil ver.

Ora bem, vamos comecar pelo inicio: como "os astros se conjugaram" para pregar rasteiras à nossa equipa, esta semana não foi diferente e comecou logo pelo segurança que nos advertiu "que as maquinas fotograficas não são para fotografar" (já tentei por a minha a fazer de varinha magica e não resultou!) - como consequencia disso e dado que o treino em "fotografa sniper" é limitado, só há meia duzia de fotografias. Pelos vistos, a proibição nas imagens é só no campo coberto do Vitalis (se eu dissesse que era só à equipa "B" diziam já que estou com a mania da perseguição) - enfim, são poucas mas de boa vontade.


Bem, sem fotos, mas com grande empenho, deu-se inicio ao jogo. Que começou práticamente com a anulação de um golo nosso - limpo, mas anulado que o arbitro é soberano nessa situação.
E aqui impõe-se que diga uma coisa: não gosto de falar em arbitragens. Eu já estive "do outro lado" e os arbitros são seres humanos, faliveis. Mas tudo tem limites. E na categoria do "mau" há os maus arbitros e os arbitros maus. O mau arbitro é aquele que não sabe mais, não pode mais. Faz asneiras, indiferenciadamente, porque não sabe fazer melhor.


O arbitro mau é aquele que premeditadamente prejudica uma das equipas. Ora bem, nós apanhamos um que conseguia ser um "mau-arbitro-mau". Os arbitros que apitam jogos de sub 13 ou estão em inicio de carreira ou são tão maus que nunca evoluiram (este senhor não era nenhum adolescente, portanto cabe na 2ª hipotese). E devia ter alguma queda pelos nossos colegas do Grijó, porque pegou na nossa equipa de ponta. Nem sequer seria um problema de emblema, Grijó é também Dragon Force. Devia ser mesmo mau feitio ou maldade.
 
Mas o que se passou foi uma vergonha! Nunca, em mais de 40 anos de futebol, tinha visto um roubo tão descarado. Foram marcadas faltas a um jogador só, foram cortadas jogadas, marcações ao contrário ... enfim, só visto. O nosso Diogo Cunha foi expulso, por acumulação de amarelos (os dois mostrados em menos de 5 min) - o Diogo??? O Vasco foi ameaçado e até um dos nossos treinadores advertido ... bem, só mesmo quem viu! Curiosamente eu vinha do jogo Coimbroes / Torrao, também com uma arbitragem desastrosa e um golo limpo anulado .... pelos vistos, foi recorrente este fim de semana. Que se passa? Será a crise na arbitragem?

Claro está que com o que se estava a passar, os animos se exaltaram do lado de fora. Dentro do campo, os nossos rapazes foram sempre super correctos - e nossos rapazes são as duas equipas, tinhamos do outro lado pelo Grijó o prof Peixe, um amigo da epoca passada. Todos os elementos em campo, com a execepção do arbitro, foram de uma correcção total. O jogo acabou com as duas equipas a cumprimentarem-se e os treinadores a abraçarem-se. Pena o espetaculo e o convivio ter sido estragado por aquele que devia apenas controlar o jogo, não ter o protagonismo.

Não é facil estar de fora a ver as crianças serem injustiçadas. As crianças têm um sentido de justiça coberto de inocencia que vão perdendo da pior maneira com estas atitudes. E nós. pais, temos o instinto de "defesa das crias" muito apurado. Sem duvida que nos enervámos, mas só não se enervava um santo de pedra. Doi muito ver os nossos meninos que tão esforçados são a jogarem 6 contra 8, sendo que um dos 8 tem mais poder que todos os outros juntos. E é assim, meninos: quando nós prometemos que vos iamos apoiar ruidosamente, NÃO era isto o que se pretendia. Ruido já houve, agora o apoio fica para a semana, pode ser? Sabem que se costuma ddizer que "de genio e de louco todos nós temos um pouco" - vocês foram um pouco genios e nós, pais, um pouco loucos!

E agora falando que realmente importa, os nossos 18. Meus amigos, têm conseguido vitória após vitória, embora não vos pareça. Na vida, vitórias não são resultados. São etapas conquistadas. E se (fazendo uma pequena retrospectiva) no Vilanovense foram perdulários, um pouco displicentes, e com o Arcozelo vos faltou alguma garra, isso, meus amigos, mudou radicalmente. De jogo para jogo surpreendem-nos com a raça, o querer, o espirito de equipa, o companheirismo, a luta do 1º ao ultimo minuto. Nunca desistem. E isso é uma vitória enorme, há equipas com melhores resultados que nunca conseguem isso. Como tenho dito varias vezes, cada vez mais orgulhosa de vós, de ser Sub 13"B".





Este grupo fantastico que vocês formaram, a cumplicidade, o companheirismo, a amizade que se vêm em tantos pequenos gestos, são resultado das crianças maravilhosas que vocês são e de um trabalho discreto, oculto, mas muito sentido da vossa equipa tecnica.


 E agora, e mais uma vez, é a esses 3 professores que nos dirigimos: Nós, pais, estamos profundamente gratos por tudo o que têm feito pelos nossos filhos. Os nossos jogadores - nossos filhos e vossos alunos - transmitem-nos bem o enorme carinho que existe entre treinadores e jogadores; a felicidade com que vão para os treinos; a alegria por estarem juntos. Acreditem, prof. Tozé, Fabio e Miranda, a alegria dos nossos meninos é a nossa felicidade. Nenhum de nós trocaria nem por um minuto esta felicidade por algum resultado. E se no sabado nos ouviram (e devem ter ouvido ... mesmo que tivessem auriculares...) acreditem que nunca, em nenhuma ocasião, algo vos foi dirigido. Eu sei (e passo mais uma vez a roubar uma citação) que "não há ninguem que queira ganhar mais do que o treinador ...nao ha ninguem que reflita mais depois de um jogo do que o treinador" ... não há ninguém que sinta mais um resultado (seja ele qual for) do que o treinador. Que isto que aqui expressamos vos ajude a nunca se sentirem frustrados ou desapontados - o vosso trabalho está a dar resultado, acreditem. Precisamos só de um bocadinho mais de tempo ( e uma pontinha de sorte também se agradecia!). Estamos todos juntos, nós, os "do lado de fora" e vocês, os nossos 18 (ou 19, de vez em quando esqueco-me do prof Paulo nas contas, mas não é por mal). Contem connosco, porque nós já temos a certeza que podemos contar com a nossa equipa.

E para tentar de alguma forma simbolizar o que tentei exprimir, ficam aqui as duas ultimas fotos: ~

 
Chamo a atenção para o abraço entre o marcador do nosso golo, o Gonçalo e o Tiago na 1ª e entre o Robi e o Nuno na 2ª - e ao fundo, em ambas, como o "nosso bando de pardais" se junta´à volta de quem eles sabem que os vai confortar ... isto vale a pena, porque são momentos que demonstram que a alma não é pequena.
 
 

Até amanhã, meus amigos. Beijocas ....

 

5 comentários:

  1. Infelizmente é verdade, os árbitros tiveram em força este fim-de-semana... Neste e noutros jogos, continua haver um passeio de más arbitragens pelos jogos da formação infelizmente. Já se torna um hábito que eles criaram em nós de ficar sempre a ver o que vem ai a cada jogo.
    E eu assisti ao jogo do Coimbrões-Torrão e apesar de vários desastres do árbitro a equipa que mais mereceu e fez pela vitória conquistou-a. E sai do campo satisfeito por isso mesmo, apesar de tudo o árbitro não mudou o rumo de um jogo entre adversários directos.

    A esta jovem equipa do Porto, dou os meus parabéns pela atitude e união que demonstram em campo. Da qual espero que não desanimem, porque os últimos 2 jogos eram realmente difíceis e contra equipas muito boas. Contudo, mostraram a sua personalidade ao tentar disputar o jogo com as mesmas. E pelo que vi com o Torrão têm mais do que capacidade e futebol para ganhar muitos jogos às outras equipas da série. Só sublinhar que devem continuar assim a trabalhar bem, mas apesar de admirar a coragem contra equipas mais velhas 1 ano, precisa-se de ser mais pragmático e objectivo, assim como ter mais segurança cá atrás, porque se assim fosse os resultados contra estas duas equipas não seriam tão volumosos, mas isso treina-se e adquire-se ao longo do tempo.

    Desejo-vos a maior sorte para o resto do campeonato.. :-)

    P.S: E em jeito de brincadeira para finalizar, gostei bastante particularmente do jogo do Vasco contra a equipa do Torrão (AC Milan/Boavista FC), encaixava bem nessa equipa, que para mim é a que detém mais potencial de todas as outras equipas e qualidade de jogo até ao momento.. Por isso talento não falta nesta equipa, porque como eles têm mais, ele deu mais nas vistas neste jogo em particular.

    Cumprimentos e Boas férias natalícias rapaziada:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixe-me começar por agradecer o seu comentário. È sempre muito agradavél para nós ver que colegas de outras equipas passam aqui pelo nosso "cantinho" e até, como teve a gentileza de fazer, deixar um comentário. São todos muito bem vindos.

      Nós não vamos deixar os nossos meninos desanimar! Vamos estar com eles sempre, a dar aquele apoio que nós pais temos o dever (e o prazer) de dar. Realmente, a serie não nos foi favoravel e esta equipa ainda tem muita margem para crescer. É realmente lamentavél - com a nossa ou qualquer outra equipa - que sejam os arbitros a destruir a beleza do espetaculo que as crianças proporcionam. Tenho pena que não haja alguém da AFP a ler isto ... eu imagino que devemos ter arbitros de qualidade, se não temos, há que os formar ...

      Agora também em jeito de brincadeira, deixe-me dizer que vamos defender o Vasco como leões (ou dragões)... não venham com ideias de nos "surripiar" o rapaz que é uma enorme mais valia para a equipa....

      Desejo às equipas do Torrão (a uma das quais presumo que pertença) as maiores felicidades. Temos nessas equipas, A e B, meninos que já foram nossos colegas e por quem tenho muito carinho. Espero que nos jogos que ainda iremos disputar o vencedor seja o fair play. E se não "falarmos" antes, ficam a todos os votos de um Feliz Natal.

      Abraço e obrigada

      Eliminar
  2. Ola meninos,venho aqui dar-vos força e animo realmente nem sempre os resultados não são os mais esperado ,mas há que levantar a cabeça para cima e continuar em frente vocês são magníficos .Já agora quanto a não deixarem tirar fotografias aos nossos meninos também não concordo nem compreendo,mas no campo descoberto elas também não são permitidas eu presenciei uma segurança a chamar atenção a um pai no final do jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carla. Infelizmente com os jogos a decorrerem em simultaneo, nem sequer conseguimos ver um bocadinho a outra equipa. Pois vocês tiveram sorte em só vos chamarem a atenção no fim do jogo - a mim, ainda nem o jogo tinha começado e tive que andar tipo guerrilheiro emboscado para conseguir tirar aquelas, que o homem não "despegava" de olhar para mim.
      Parabens para os teus meninos e uma beijoca enorme para o nosso Dario

      Eliminar
  3. Ora Vamos lá mudar, um pouco, o assunto.

    Estes miúdos sabem e sentem o quanto têm “Futebol” no sangue. Eles (Equipa), melhor que ninguém, têm a noção da “Injustiça”. Pois quem por estas andanças, anda, sabe perfeitamente que teremos sempre de encontrar um dia, um Arbitro que nos vai deixar de rastos!!! …
    Mas este Grupo de miúdos sabe gerir muito bem as Emoções, o acompanhamento da equipa Técnica, é fundamental e crucial, nestas alturas.
    Sei que, para nós pais, ver este tipo de injustiças, é “Matar-nos” ( passo a expressão ) … Mas também é preciso ter calma e não deixar que este tipo de situações, possa afectar as nossas Crianças.
    Parabéns Miúdos, estou certa que este Senhor Arbitro já aprendeu a lição.
    A vossa Postura em campo e durante o Jogo, foi a maior lição de EDUCAÇÃO e SABER ESTAR, que ele (Arbitro) teve, neste fim-de-semana.

    Muita FORÇA e a mesma UNIÃO de Sempre, entre TODOS ... Vocês são a EQUIPA Exemplo

    Beijinhos
    Carminho

    ResponderEliminar