domingo, 27 de maio de 2012

À Procura da Felicidade .....

"Essa parte da minha vida, essa pequena parte, chama-se Felicidade"



Esta imagem representa o trabalho fantastico dos nossos treinadores, uma "1ª pagina" com que presentearam cada um dos nossos meninos. Apesar de já amplamente divulgada e elogiada no facebook, achamos que merece o devido destaque aqui no blog, até porque nem todos são "facebookeiros" - e que melhor altura do que um fim de semana sem jogos (com treino, mas sem jogo)


Conseguiram numa folha A3 condensar momentos unicos de uma epoca também unica. Em cada imagem, em cada frase transparece o cuidado e o critério com que foram escolhidas (eu sei como é dificil isso de escolher imagens e palavras ...sei, e sei dar o valor a isso). O trabalho meticuloso dos 21 resultados vitoriosos, 1 a 1, dos "adeptos" que nunca largaram a equipa, fizesse sol ou chuva, dos bons momentos que se viveram dentro e fora do campo (porque, felizmente, não há maus para lembrar). Demonstraram, mais uma vez, que nada vos passou ao lado e que estiveram "atentos" e em cima do acontecimento, e nesta folha condensaram uma epoca passada:

"À Procura da Felicidade"


Em Setembro de 2011 juntaram-se 2 treinadores e 14 meninos. Mais tarde juntou-se mais um treinador e mais 1 menino, prefazendo os nossos 18 campeões. Os meninos vinham de 7 equipas diferentes, muitos nunca tinham jogado juntos, para alguns era a 1ª vez que estavam em competição ...

As expressoes preocupadas dos treinadores parecem dizer "o que é que se vai fazer com este pessoal?"











Que contraste com estas expressoes de alegria depois de conseguir o titulo de campeões de serie em Grijó



















Ou estas, depois de alcançado o feito de 21 vitórias consecutivas, de serem INVENCIVEIS

Há imagens que valem 1000 palavras ... estas não há palavras que as descrevam ...







Porque estas imagens exprimem Felicidade. E nestes momentos que todos vivemos, podemos dizer que "essa parte das nossas vidas, essa pequena parte, chama-se Felicidade"





O agradecimento e a singela homenagem à equipa tecnica pela vossa original ideia da "1ª Pagina" vai ficar na forma da mensagem que tentaram e conseguiram transmitir ao longo da epoca. Uma mensagem para todos, grandes ou pequenos, no futebol ou na vida (que, mais uma vez, roubei, mas isso não é novidade que esta epoca tem sido assim ... e tenho a certeza que não me vão levar a mal)





"Nunca deixem que alguém vos diga que não podem fazer uma coisa. Se têm um sonho, têm que o perseguir. Quem não consegue vencer, diz que vocês também não vão conseguir.

Se querem uma coisa, corram atrás dela. Persigam-na"

Todos os 18 sonharam, correram atrás, perseguiram e alcançaram. Continuem assim, nunca desistam.
Sonhem, lutem pelos vossos sonhos. Têm a vida toda pela frente. Não deixem que nada nem ninguém vos impeça de sonhar porque


"Eles não sabem nem sonham

  Que o sonho comanda a vida

  E que sempre que o homem sonha

  O mundo pula e avança

  Como bola colorida

  Entre as mãos duma criança"




Despeço-me com a nota de que isto não foi uma retrospectiva da epoca, até porque a epoca não terminou. Até lá ainda muito haverá a dizer sobre uma equipa que o soube ser dentro e fora de campo, onde "um por todos e todos por um" foi o lema. Este post foi só uma forma de publicar (e agradecer) um gesto de enorme ternura e simpatia para os nossos meninos. E de não deixar esquecer um feito que poderá ser igualado, mas nunca batido ou superado...

Bom fim de semana e uma citação para despedida..

"Não existe um caminho para a felicidade

A felicidade é o caminho"

Mahatma Gandhi

5 comentários:

  1. Adorei ler este texto!Parabens Susana pois são palavras que fazem todo o sentido e que me deixaram arrepiada.É com este espirito que devemos encarar este desporto dos nossos filhos. Deixo aqui mais uma vez os meus parabens a todos os intervenientes,atletas, equipa tecnica, pais, familiares e amigos.

    Continuem assim, pois, A FELICIDADE É O CAMINHO.
    Beijos para todos.
    Helena Gomes

    ResponderEliminar
  2. Pois é… a Felicidade é o caminho…

    E os momentos de felicidade só dependem de nós. Da nossa acção, do nosso pensamento, da nossa atitude, da nossa verticalidade sobre os momentos da vida.

    E é por isto, que neste ”post especial” de agradecimento, porque de reconhecimento temos todos os outros posts, direcciono um agradecimento puro, como as atitudes dos nossos miúdos e sentido como os graúdos, de mãe que sou, pela veia literária e por vezes até poética da Susana que com paciência, tolerância e acima de tudo com muito respeito e carinho aos nossos filhos se dedica a este blog e a acções externas ao blog ( boleias, medalhas, ideias, etc…).

    Agradeço a toda a equipa técnica, pelo carinho de muitos momentos e em especial deste ( eh pá… afinal somos noticia num jornal desportivo… eh!eh!eh!) e que este ano, que de facto foi especial, possa marcar (pelo menos em alguma coisa) os vossos sucessos profissionais.

    Um BEM-HAJA, a toda a equipa técnica que está em casa, onde são ensinados e incutidos os verdadeiros Valores da Vida. A educação, o respeito pelo próximo, a humildade, a simplicidade. Porque é com estes ingredientes que temos este bolo de equipa .
    Aos PAIS e FAMILIARES, um grande Bem-Haja pelo respeito, pela boa disposição que proporcionaram e proporcionam.

    E aos Protagonistas, que sem eles nada disto era possível, obrigada pelas beijocas, pela gargalhada, pela boa disposição. Sejam sempre e sempre Muito Felizes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Pois como diz a Helena e a Anabela, mais palavras para QUÊ ???? !!!! …
    A FELICIDADE é mesmo o Caminho ….

    Eu já tive oportunidade de o dizer, algumas vezes, este Blog foi criado com um único propósito e objectivo, o de transcrever semana após semana, FELICIDADE e ALEGRIA, este foi o maior objectivo conseguido por ALGUÉM, que desde sempre se disponibilizou para que isso fosse possível.
    E conseguinte Amiga.

    Susana, este trabalho não me surpreendeu, de todo, pois acompanho-te desde a Época
    ( 2009/2010 ), onde fizeste um brilhante trabalho de Reconhecimento ( Oferta das Medalhas aos Atletas ) e mesmo os mais Esquecidos, terão um dia a possibilidade, que esses tempos lhes voltem á memória.

    Vocês formaram uma Equipa de ( Pais e Familiares ), NUNCA vista. Onde o Respeito, a Dedicação e a Boa disposição, esteve sempre bem presente.
    Conseguiram passar para os vossos Filhos, o que depois foi praticado dentro da Equipa com e entre os Atletas.

    Ao longo do Campeonato, foi visível a FELICIDADE estampada no rosto de cada Criança desta Equipa, que são os Sub13 (B) …. E como escreveu a Susana e muito bem, (B) de BONS, (B) de BONBÁSTICOS e (B) de BONS AMIGOS, que foi o que vi ao longo desta época.

    … E (B) de BOA Sorte, para tudo o que ai vem, num futuro próximo ou num mais longínquo, mas sempre com a maior SORTE do Mundo.

    E nunca se esqueçam, que os SONHOS comandam a VIDA e são para ser seguidos … Sigam sempre os vossos Sonhos e sejam FELIZES.

    Um beijinho para Todos
    Carminho

    ResponderEliminar
  4. Á Procura da Felicidade …

    Pois que todos encontrem essa Felicidade.
    Fantástico trabalho, deste Blog … Fiquei Fã.

    Parabéns

    Abraço
    CTavares

    ResponderEliminar
  5. Meus amigos - Helena, Anabela, Carminho e CTavares - e todos os outros que por aqui passaram e não exprimiram publicamente o que sentiam...

    Obrigada pelas vossas palavras, pelo vosso carinho. O que eu (nós, eu, o Zétó, a Carminho e a Estela) fazemos no blog é feito com o maior carinho e alegria por aqueles que são o nosso maior tesouro, os nossos meninos.

    Neste post especifico tentei agradecer o trabalho daqueles que nem sempre são compreendidos e que são muito facilmente "crucificados", os treinadores. No nosso caso especifico, 3 jovens que nem sequer são pais (pelo menos que se saiba .... ai, as minhas orelhas!!) mas que tratam aqueles 15 diabretes como se fossem filhos. Ao longo da epoca e em inumeras ocasiões foi possivel apreciar a dedicação, cuidado e carinho que têm pelos nossos meninos. O orgulho em cada vitória, a tristeza em cada derrota (estas quase nem deu para ver ...) . O cuidado com todos como equipa, e a atenção por cada um de forma individual. Os pequenos gestos, os grandes sorrisos e os abraços onde cabem sempre todos... e isso não há forma de agradecer!

    Fiz aqui a unica coisa que me ocorreu que foi reconhecer que foram treinadores, professores, amigos e companheiros. Que vão deixar boas recordações em nós como esperamos deixar neles também. Quem sabe um dia os caminhos voltarão a cruzar-se e nessa altura a terna recordação desta epoca estará sempre presente.

    Eu sou simplestemente a "voz" do que julgo que todos sentem. Que se pudessemos voltar ao inicio da epoca e mudar alguma coisa, a unica coisa que mudaríamos seria a duração - em vez de 10 devia durar 100 meses.

    Muito obrigada a todos e acreditem que os momentos que passo aqui no blog, os momentos em que leio os vossos comentários são daqueles que se enquadram na citação de que "essa parte da minha vida, essa pequena parte, se chama Felicidade"

    Abraço a todos e obrigada por tudo

    ResponderEliminar