sábado, 11 de junho de 2011

OBJECTIVO CUMPRIDO - artigo de ZéTó

( o artigo que se segue é da autoria do Pai Zétó, limitando-me eu a juntar umas imagens)
Mas podíamos ter ido mais longe, sentiu-se que esta equipa podia dar mais.



Esta equipa que saiu da cartola dos Profs. Pedro e Álvaro, como se fossem «coelhinhos», transfigurou-se e foi um Dragão demolidor. Eu disse coelhinhos, porque de facto o simbolismo está lá na equipa, muito jovem, inexperiente, tenrinha, coitadinha, enfim os «bombos da festa», quatro miúdos com 8 anos (Paulo, Sousa, Luís e Miguel), quatro com 9 anos Bruno, Martim, Alex e Rui Costa) e 5 com 10 anos (Nuno, Zé Ferreira, Gonçalo, João e Diogo) .


Foi com estes jogadores que começamos a 1ª fase do campeonato, afim de serem atribuídas as respectivas séries, (ficamos em terceiros) acresce dizer que só um jogador (neste caso guarda-redes), tinha experiencia de competição, o nosso capitão Nuno, e os nossos técnicos não conheciam nenhum jogador ,visto serem, também para eles o primeiro ano no VITÁLIS.

Diogo que acabaria de ser «vendido» no fim da 1ª fase, mas que teve direito á «faixa de campeão», como os outros seus colegas todos. Esta venda permitiu-nos ir adquirir o passe de uma atleta chamada Scapini. A maioria já a conhecia bem, apesar do infortúnio que teve, esteve á altura do desafio, muita determinação, garra, espírito de sacrifício faz dela uma jogadora á PORTO, parabéns SCAPY, parabéns equipa, estiveram todos muito bem.


Apesar do pessimismo generalizado, no inicio da época (eu também não acreditava) e de todas as vicissitudes que tiveram de ultrapassar, semana a semana, dia após dia, a começar logo na primeira jornada, onde um jogo em casa, se transformou numa ida ao campo do Rebordosa para recebermos o Tuias, num campo pelado de má qualidade, que resultou em mais uma dificuldade, mais a hora de atraso do jogo, mais o facto de terem treinado na véspera, o que se tornou de facto um factor para que durante a época, as nossas segundas partes serem diferentes, isto reflectia-se mais quando, como é óbvio teríamos de nos deslocar por exemplo a S. Lourenço do Douro, e fomos lá pelo menos três vezes e tínhamos a concentração lá às 8,30 horas, depois de na véspera termos saído do treino (VITÀLIS) às 21,15. Chegar não chegar, comer não comer, sabem a que horas os miúdos iam para a cama descansar. É só fazer as contas (como dizia o outro) e ver o tempo de recuperação que tinham. Acabamos por perder o jogo por 4-2,mas perderam mal (minha opinião), perdemos mas ganhámos uma equipa, foi o «CLIK» para um campeonato simplesmente espectacular. Perdemos mas não foi assim tipo, peguem lá quatro. Os nossos Dragoeszinhos, superaram-se e fizeram uma primeira parte de luxo, chegamos a ganhar por 2-0, Martim que se estreou a marcar, para se revelar possivelmente no melhor marcador do campeonato.

Dominamos o adversário e construímos jogadas de lindos recortes técnicos, por isso nada fazia prever o desfecho final, mas a partir daqui começamos a sentir que tínhamos equipa, e no jogo a seguir fomos ganhar a S Lourenço do Douro, uma deslocação difícil, e as dúvidas dissiparam-se até ao Amarante, onde recebemos( no campo pelado do Leixões) esta equipa no 2º ano de competição e perdemos por 1-8, a história voltou a repetir-se no primeiro jogo. Reconheço a supremacia do adversário mas o resultado foi exagerado. Esta equipa, já na 2ª fase, na série 2, disputou um jogo com a equipa do PORTO (OLIVAL), ganhando por 6-1.

Para quem gostar de números, tenho aqui alguns curiosos, desta época de OURO para todos os DRAGÔES e que o F.C.PORTO-SAD SUB 11 B (DRAGON FORCE), que disputou Camp Dist Fut 7 2010/11,série 6, também contribui com a sua parte, por mais ínfima que seja, sempre com a ajuda apaixonada dos PAIS, que tanto se esforçaram ao longo da época, mas que nunca estiveram á altura dos filhos, pois o que eles fizeram, foi tudo menos fácil, foram uns campeões,

Das 108 equipas, que disputaram este campeonato, fomos a sexta equipa mais concretizadora, e das equipas do PORTO fomos, com a equipa da série 3,as duas com melhor performance, eles com mais uma vitória e nós com mais golos marcados



                   PONTOS                VITÓRIAS         GOLOS                CLASSIFICAÇÃO

Série 1            30                                 9                     68                                3º

Série 2            28                                 9                     39                                3º

Série 3            41                                13                    68                                1º

Série 4            32                                10                    72                                3º

Série 5            27                                 8                     65                                4º

Série 6            38                               12                     76                                 1º



Das 6 equipas que o F.C.PORTO-SAD inscreveu neste campeonato (4 da formação Olival e duas das escolas DRAGON FORCE) fomos a par da que disputou a série 3 os únicos a vencerem as séries.



                                                               GOLOS MARCADOS

1º TROFENSE                                                 105                                            SÉRIE 4

2º BOAVISTA                                                  101                                            SÉRIE 9

3º VÁRZEA                                                        92                                            SÉRIE 11

4º GERVIDE                                                      79                                             SÉRIE 4

5º FREAMUNDE                                              78                                              SÉRIE 7

6º FC PORTO                                                   76                                              SÉRIE 6





Quer dizer que atrás de nós ficaram 102 equipas em termos de realização. Eu aqui arriscava a dizer que temos o melhor artilheiro do campeonato, mas não conheço o que se passou noutras séries e não disponho de mais dados, tornando-se difícil contabilizar, mas sabemos os danos que ele causou, refiro-me naturalmente para o nosso «Falcão» de seu nome matador MARTIM, jogador raçudo á Porto. E já que falei acima da Scapy e agora do Martim, também vou dizer uma palavra a cada um deles. O PAULO esteve muitíssimo bem e o NUNO igual, mas aquele incidente num treino de guarda- redes, muito mal gerido (é só a minha opinião) custou-lhe a titularidade e desmotivou o miúdo, depois o Paulo esteve sempre muito bem. Parabéns aos dois.
GONÇALO e ZÉ FERREIRA, dois gigantes, dois jogadores nucleares, cada um com seu estilo mas raçudos e goleadores, espectáculo. ALEX, cerebral, com uma visão de jogo muito apurada, passes em profundidade, diagonais, muito bem Alex, os meus parabéns. SOUSA, alguma dificuldade no inicio, foi-se soltando, adaptou-se rapidamente e passou a ser um jogador em evidência nesta 2ª fase, muita técnica, muita margem de progressão. MIGUEL, o jogador que melhor relação tem com a bola, ele apanha-a como nenhum outro, quando embala é difícil para qualquer adversário. RUI COSTA, jogador com finta muito curta, com bom recorte técnico, que na minha opinião não foi bem aproveitado. LUIS, jogador muito batalhador, muito técnico, também com uma margem de progressão muito grande. JOÃO, que bem que ele faz o corredor, é um terror para o defesa, porque ele passa quando quer. Falta o BRUNO, jogador que é meu filho.

Peço desculpa mas não sei falar dele, vocês serão capazes de o avaliarem melhor que eu.


A todos vocês OS NOSSOS PARABÉNS


 
OBRIGADO PROFESSORES PEDRO E ÁLVARO.



UM ABRAÇO A TODOS OS QUE SE EMPENHARAM NESTA ODISSEIA





E AGORA UM AGRADECIMENTO MUITO ESPECIAL PARA A PESSOA QUE, SEM ELA NÃO SERIA POSSIVEL NADA DISTO, SUSANA.

Um muito obrigado por te teres dado de alma e coração á causa, mas não só, tiveste também a preocupação com todas as equipas em competição e sempre puseste este espaço aberto a todas as equipas e pais, para que semana a semana fossemos vendo as peripécias dos nossos filhos. Obrigado também pelas medalhas (os miúdos guardam-nas religiosamente),um costume que eu sei que já vem de traz e que só tu consegues fazer isto.

Resta-me agradecer, primeiro em nome dos jogadores, em segundo em nome de todos os pais ao ZÉ FERREIRA, pelas camisolas que vão, estou certo disso, daqui a muitos anos, ainda estarão guardadas pelos nossos filhos, numa gaveta qualquer da casa deles e terão oportunidade de mostrarem aos nossos netos e falarem deste dia memorável para as crianças, que eles jamais esquecerão. Obrigado A TODOS.





UM ABRAÇO PARA TODOS E VIVA O PORTO!

(as fotos fui eu que coloquei - são algumas das muitas que demonstram que o autor do artigo acompanhou, sofreu, festejou todos e cada um dos momentos desta equipa - nunca faltou um gesto, uma palavra de incentivo, de ternura para os nossos meninos - em nome de todos, obrigada Zétó)

1 comentário:

  1. Este Arqigo, aqui publicado, levaria muito tempo e acredito que faltariam palavras para descrever o que significa e transmite.
    De facto, quando se luta por alguma coisa ( seja ela qual for ), com a Dedicação, o Carinho, a Ternura e muito AMOR, o resultado final só pode mesmo ser este.
    Falar mais desta Equipa, não vejo grande necessidade, pois em cada palavra aqui escrita, com todos os pormenores, percebe-se o quanto foi e é uma Grande EQUIPA ...
    O que é, realmente, de salientar é o ORGULHO de cada PAI/MÃE e restantes Familiares, que deram o seu melhor acompanhando a cada passo, toda esta jornada.
    Já tive oportunidade de dar os Parabéns pessoalmene, ao Pai Zétó, por este trabalho aqui apresentado, que quanto a mim tem muita QUALIDADE, mas na verdade, os parabéns são extensíveis a cada um dos PAIS, destes miúdos.

    Quanto á SUSANA, ela de facto cumpriu um objectivo a que se propôs e na verdade não te saíste nada mal !!!! ...
    Sei que foi uma tarefa dificil, porque nunca se consegue agradar a todos, mas TU com a tua generosidade e dedicação e como BOA Pessoa, que és, continuaste este trabalho de divulgação sem excluires nada nem ninguém, preocupando-te sempre saber como corria o desempenho de todas as Equipas, em Competição.
    Isto tem muito valor ...
    Pela minha parte, agradeço-te de coração e só me atrevo a dizer ... FORÇA, Susana, continua em frente

    Beijinhos a todos e até sempre !!!!

    ResponderEliminar