segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Biografias do Plantel - o Nuno Pinto

Continuando com as biografias do nosso plantel, vamos hoje passar por um dos guarda redes, o Nuno

Nome: Nuno Miguel Marques da Costa de Mesquita Pinto


Data de Nascimento: 24/09/2000

Posição: Guarda Redes




O Nuno está na escolas do FCP desde 2006, na altura em que estas funcionavam no Padroense. Mas foi na epoca de 2008/2009, com a passagem para o Vitalis, que o Nuno "descobriu" a "vocação" para guarda redes e pouco depois foi seleccionado para a bolsa de mérito


Prof. Vitor, Luis, Henrique, Nuno Barbosa, Leo, Pedro Varejão, Guilherme, Prof. Humberto,Miguel, Nuno Pinto, Dario, Nuno Nunes e Zé Cardoso

Com esta equipa, a participar em varios torneios, foram ganhos os primeiros "trofeus"



e foram feitos amigos para sempre


Na epoca seguinte, 2009/2010, foi escolhido para a equipa de competição Dragon Force sub 11, integrando aquela que ficou conhecida pela equipa dos "meninos de ouro" ou, numa outra versão ternurenta pelo treinador "os pernetas fraquinhos"


Prof João, Prof Carlos, Nuno Pinto, Diogo, Sardinha, Gonçalo, Martim, Miguel Angelo, Alberto, Prof. Nuno, pedro Varejão, Dario, Renato, Nuno Barbosa, Nuno Nunes, Rodrigo e Henrique

Esta equipa participou no campeonato distrital e teve uma excelente prestação. Foi o inicio da competição para equipas Dragon Force, a que foi dado continuidade este ano já com a participação de 2 equipas por categoria. Nesta epoca o Nuno está na equipa Dragon Force sub 11"B", aquela "equipa belíssima, com jogadores fantásticos que é a nossa fé" e todos conhecemos


Luis, João, Prof Pedro, Gonçalo, Zé Ferreira, Paulo, Sousa, Bruno, Rui Costa, Diogo, Miguel, Martim, Alex e Nuno Pinto

Esta equipa, tambem a disputar o campeonato distrital, está a portar-se muito bem, tendo em consideração que a maior parte da equipa nem sequer tem 10 anos.

Quanto ás caracteristicas do Nuno como jogador, como compreendem, não vou dizer nada. Posso apenas citar o que foi dito pelo antigo treinador "destemido e tranquilo".

No entanto, um tempo atrás escrevi um "pedaço de prosa" sobre a posição de guarda redes, que é das mais ingratas (digo eu). Fica aqui, partilhado com quem tiver paciencia para ler, dedicado ao Nuno, Paulo, Alberto, Robi, Marino, João e todos os outros "colegas" sofredores. A ilustrar, algumas imagens da "carreira" do rapaz...


Quem é o guarda-redes?

Quem é o guarda-redes? É aquela figura solitária, enfiada lá ao fundo do campo em quem ninguém repara durante 95% do tempo de jogo. Só se vê quando é chamado a intervir e só é falado …se falha.

Esta era a minha forma de ver um guarda-redes, nos meus já muitos anos a ver futebol (já lá vão quase 40). Só me lembro de ter mencionado guarda-redes para lhes chamar “frangueiros” ou numa muito rara ocasião para um elogio se defendiam um penalti ou outra atitude “heróica” semelhante. Sempre os achei figuras secundárias, talvez até menos importantes e interventivas do que os árbitros. Tal como lenços de papel, guarda-redes eram para ser usados quando necessários e esquecidos até à próxima necessidade de utilização. Acho que esta minha visão de “quem é o guarda-redes” é compartilhada pela grande maioria dos apreciadores de futebol.

   
Então o que me faz agora escrever precisamente sobre essa figura tão “pouco relevante”?

O que me motiva é que de há 2 anos a esta parte eu olho mais para o guarda-redes do que para o resto dos jogadores. Olho para ele, sofro com ele e mudei radicalmente de opinião.


Acho hoje a posição de guarda-redes é talvez das mais difíceis da equipa. Nunca tem o brilho de um marcador de um golo, mas tem sempre a culpa de sofrer qualquer golo. O avançado que falha um remate de baliza aberta “teve um falhanço”. O médio que faz um cruzamento para a bancada “teve azar”. O defesa que deixa passar o adversário “estava mal posicionado”. Mas o guarda-redes que sofre um golo “foi um frango”. A culpa é sempre dele, em maior ou menor grau. Naquele momento decisivo em que a bola entra e bate nas redes, toda a gente se esquece de qual o percurso que a levou lá. Simplesmente, a culpa foi do guarda-redes. E muitas vezes isso não é verdade.



Agora eu vejo no guarda-redes, tenha ele a idade, o prestigio, a titularidade que tiver, uma figura que está só no meio de uma multidão. Ele será eventualmente num estádio cheio a única pessoa que festeja sozinha os golos da sua equipa. Não tem ninguém com quem falar, a não ser nos momentos em que é chamado a intervir e nessas alturas é melhor agir do que falar. È tão “impotente” que precisa de ajuda para apertar um cordão que se desata. Mas é o guardião final do que é o objectivo primário do futebol, a baliza.



E agora eu respeito muito mais os guarda-redes e quero neste “pequeno pedaço de prosa” deixar a minha homenagem a todos eles. Agora sei o que custam todos os longos minutos que passam ali, entre 2 postes e uma trave sem acontecer nada, para de repente acontecer tudo de uma vez. Sei dar valor aquele momento fatídico em que uma bola se solta das mãos e escorrega para dentro da baliza, depois de essas mãos terem agarrado bolas vezes sem conta; em que uma bola se esgueira entre as pernas que a tentavam afastar e entra. Sei o que custa ouvirem o que ouvem de todos: colegas, simpatizantes, adversários. Porque nessas alturas, mais uma vez, estão sós. Mas não tão sós como possam pensar, porque para saber o que custa ser guarda-redes, tem que se ser um ou … ser mãe de um, que é a minha posição.



Quando eu vejo agora o meu pequeno guarda-redes de 1,30 defendendo orgulhosamente as cores e o emblema Dragon Force, com o mesmo empenho e orgulho que “os grandes” defendem os emblemas dos seus clubes ou selecções, eu estou com ele. E ao dar valor ao que ele faz, ao apreciar o seu esforço, eu vejo e valorizo tudo o que fazem todos os “colegas” dele na mesma posição.

. Porque se o lugar de guarda redes é difícil, acreditem, o de mãe de guarda redes também não é nada fácil.



(Nota: acreditem qu este post não foi facil. Fiz sempre questão de afirmar que este blog é da equipa, não meu. E falar do meu filho, porque é dele que se trata, sem que pareça "promoção pessoal" é muito complicado. Espero ter sido o mais imparcial possivel.)

3 comentários:

  1. Bom, como mãe de um Guarda Redes, não poderia deixar de colocar aqui o meu comentário.

    Pois as minhas primeiras palavras, são sem margem de dúvida, para aquela que desde o início fez deste Blog, o Blog de nós todos ... Para TI Susana, que mais uma vez ao ler este Post fantástico, conseguis-te deixar-me com a lagrima no olho, agradeço de Coração.
    Reparei na Ternura, Carinho e Cuidado com que escreveste cada palavra. Concordo e sublino, que é realmente MUITO dificil ser Mãe de um Guarda Redes, pois são sempre os mais apontados ( quando falham )e quase nunca compreendidos.
    É muito dificil estar de lado e calado ( ouvindo frases impróprias dirigidas a CRIANÇAS ), sem que se diga nada ... ouvir que o Guarda Redes é simplesmente Guarda Redes para a Fotografia e que não está ali a fazer nada !!! Estas e outras frases, são ditas sem qualquer sensibilidade por pessoas mal formadas, porque vêem o jogo como se de Adultos se trata-se.
    A verdade, é que recordando a Época passada, não posso deixar de mencionar os vários Torneios em que a Equipa dos Sub11 participou e onde os ( Ditos ) Guarda Redes foram verdadeiros Protagonistas em campo, conseguindo defender os Pénaltis dando a vitória á sua Equipa.
    « Isto, também, merece ser lembrado !!! »

    No entanto, como se trata de CRIANÇAS e isso não pode NUNCA ser esquecido, devemos estar ao lado delas ( acompanhando cada passo )e principalmente, partilhando a Alegria que cada um vive, ao praticar esta modalidade que tanto AMAM de PAIXÂO

    Para voçês crianças, um beijinho
    do tamanho do Mundo e sejam FELIZES praticando qualquer modalidade.

    Carminho

    ResponderEliminar
  2. PARABENS SUSANA POR ESTE POST FANTASTICO !!!FIQUEI SEM PALAVRAS...ALGUMAS FOTOS E RELATOS FIZERAM-ME LEMBRAR DO TEMPO EM QUE TINHAMOS UMA EQUIPA VERDADEIRAMENTE ESPETACULAR A TODOS OS NIVEIS !!!

    ResponderEliminar
  3. Ora bem, agora na posição de mãe e não de "blogueira" (eu já não tenho idade para estas mudanças de posição...) cumpre-me aqui agradecer, do fundo do coração, as palavras da Carminho e do Joaquim aqui expressas e todas as outras que me foram ditas, relativas ao post do meu Nuninho.
    "Quem meus filhos beija, minha boca adoça" é um dos muitos ditados da nossa lingua que tem toda a verdade do mundo. Seja o Nuno o que vier a ser na vida dele, vai ser sempre meu filho. Todos os gestos de carinho e amizade que são tidos com ele me ficam gravados no coração. A Carminho e o Joaquim são amigos já "da velha guarda" que o conhecem desde sempre. É aquele rapaz sempre com um sorriso atrarraxado, não é? Brincalhão, bem disposto, amigo. Mas "os pais" da equipa desta epoca, que o conhecem há menos tempo também merecem aqui uma nota: T~em sido extraordinários na amizade e no carinho para com ele e para com todos nós.

    Às vezes temos tendencia a esquecermo-nos que estes atletas são apenas crianças. Mas isso é o mais importante. Eles são pequenos seres humanos, pequenos projectos de homens, que têm que ser moldados de forma a serem homens dignos. E o apoio, o incentivo, o abraço, a palavra que se dá nos momentos certos é uma forma de os ajudar a crescer. Não as bocas "do jogador para a fotografia" ou outras afins. O Nuno, graças a Deus, tem muitos e bons amigos e eu, como mãe, sinto-me feliz.

    Mais uma vez, em meu nome e do meu "dragarto" (nova especie, resultado da união de dragão e lagarto) o meu obrigada. Para os amigos, um abraço e para todos os meninos, sem excepção, fica o meu carinho. Sabem que podem contar comigo para o que for preciso. Beijos

    ResponderEliminar