E vamos começar com aqueles que foram heróis numa manhã trágico-cómica, os nossos valentes rapazes! Que contra tudo continuaram a lutar de cabeça erguida até ao ultimo minuto, num jogo que acabou com 9 da nossa equipa... contra 14 do adversário!
Fica a minha homenagem à vossa atitude - muitos adultos não reagiriam a tanta adversidade com a mesma correção e educação que vocês reagiram. Parabéns, foram enormes!
E fica para a memória a imagem daqueles que foram os protagonistas pelas piores razões, os membros da equipa de arbitragem! É uma pena que se continuem a ver pessoas sem formação ou conhecimentos a arbitrar, sejam quais forem as justificações! Os jogadores, os treinadores, os clubes não merecem que uma semana de trabalho seja destruída assim.
Vou tentar deixar uma pálida imagem do que se passou, com a esperança que alguém que leia tenha algum poder para fazer alguma coisa... ou apenas para que se saiba que "quem não se sente não é filho de boa gente". E, acreditem, os nossos rapazes são filhos de boa gente... e nós também, que até nós, os jogadores de bancada, perdemos um pouco a cabeça
O jogo começou com a homenagem aquele jovem, pouco mais velho que os nossos meninos, que perdeu a vida em campo. Mais uma morte inexplicável, mais uma situação que nunca devia ter acontecido. Apenas nos resta rezar para que Deus o tenha em Sua Companhia e que Deus nos proteja de uma tragédia assim.
Descansa em Paz, Alex!
E logo no inicio do jogo se percebeu que o nosso adversário iria utilizar o anti-jogo... desde cedo que as quedas se sucederam, cada uma acompanhada por uma entrada em campo do massagista... acreditem que não deve ter existido 5 minutos de jogo em que alguém não estivesse caído e a pedir assistência. E aqui fica a nota ao treinador adversário que incitou este comportamento. Eram recorrentes as indicações de "cai" "deixa-te ficar caído". Além das respostas à bancada, uma coisa pouco própria para um treinador. Enfim, se fosse só isto..
Mas desde cedo que a equipa de arbitragem demonstrou uma total incompetência. Um desconhecimento total das regras do jogo e uma enorme inconsistência nas decisões... várias vezes o arbitro mudou o sentido da marcação de uma falta, obrigando os jogadores das duas equipas a uma dança de "ou marco eu ou marcas tu" .. chegou até a assinalar um livre com os dois braços abertos, ficando toda a gente sem saber de quem era a bola...
Mas mesmo assim houve momentos como este ...
Entretanto, sofremos um golo, nem sei muito bem explicar como e pouco depois o 1º caso grave. Numa jogada de contra ataque o nosso guarda redes estava adiantado e perante a tentativa de "chapéu" saltou e afastou a bola. Confesso que não vi se estava dentro ou fora da área, fosse como fosse era mesmo no limite. Na nossa equipa garantem que estava dentro da área, mas o facto é que o arbitro de imediato o expulsou, reduzindo-nos a 10 jogadores.
E a partir daí o problema agravou-se... vários foram os fora de jogo que passaram "ao lado" porque o fiscal de linha conversava com o treinador adversário.
O arbitro andava "aos papeis", de tal maneira que interrompeu uma jogada de ataque para substituir a bola que, descobriu ele nesse momento, estaria pouco cheia. O fiscal de linha do lado oposto aos bancos chamou o arbitro para ele ir advertir o nosso treinador... o dito fiscal de linha deve ter visão e audição de super-homem, presumo eu...
Isto tudo pontuado pelas quedas e assistências constantes, marcações ao contrário, um guarda redes que faz uma defesa e manda a bola pela linha de fundo, dando origem à marcação de... um pontapé de baliza!! Enfim, perfeitamente irreal o que se passou! Inacreditável, num campeonato oficial, num escalão de iniciados. Como incutir às crianças os valores como a honestidade, o respeito e o fair-play depois de uma situação destas?
Bem, depois de varias situações em que foi reclamado penalti, enfim, lá o arbitro concedeu que um fosse marcado e conseguimos empatar o jogo. Mas não fosse termos ideias, logo de seguida o arbitro expulsou o nosso Gonçalo Santos, também com vermelho directo e por razões que ainda não se conseguiram apurar. A unica que parece plausível é que ele fosse alérgico a "Gonçalos" já que expulsou os dois que a nossa equipa tinha.
Fica aqui mais uma vez uma palavra de alento e carinho aos nossos rapazes e equipa técnica: não estiveram bem porque não vos foi permitido que estivessem, não ganharam porque não vos deixaram ganhar e a força, o empenho, a educação e talvez até resignação com que lidaram com este jogo deixam-nos orgulhosos. Não perderam a cabeça, não foram mal educados, não viraram as costas, não desistiram. Foram tremendamente dignos! Parabéns, meus amigos. Mostraram a quem quis ver que na nossa equipa a palavra "formação" existe e é aplicada.
Fica uma palavra em especial aos Gonçalos - amigos, julgo que foi para ambos o primeiro vermelho directo ... meus queridos, estas coisas não deviam acontecer, mas infelizmente quando acontece vocês têm a vantagem de ter convosco a família e os amigos da equipa a darem "aquela força".
O que não nos mata, torna-nos mais fortes, não é? Seremos mais fortes para a próxima, e para todas as que se seguirão.
Até amanhã e fiquem com as fotos... não são muitas que a dado momento já me apetecia mais atirar a maquina à cabeça do arbitro do que fotografar ... fotos AQUI
Boa semana para todos