O Alberto, tal como muitos dos nossos meninos, atingiu esta epoca o limite de idade para o projecto Dragon Force Vitalis, ao passar para o escalão de sub 15. Esteve desde sempre de azul e branco, uma vez que fez parte do grupo que inaugurou o Vitalis Park, tendo antes disso estado na escola do Dragão que funcionava no Padroense.
Agora o Alberto decidiu manter a camisola azul e branca trocando apenas de clube. Não foi uma decisão facil tendo em conta as diversas alternativas que tinha, mas o coração – o enorme coração do Alberto, que continua no Futebol Clube do Porto, puxou-o para o clube com o equipamento mais parecido, o Infesta, que tem um excelente projecto e uma visão inovadora no que diz respeito a guarda redes.
Não é fácil para mim falar do Alberto – como é sabido tenho uma ternura muito especial por este menino. Entre ele e o colega de posição Nuno e respectivas familias criaram-se laços de amizade ao longo dos anos que nada – muito menos uma mudança de clube – consiguirá quebrar.
Portanto é com um misto de alegria e tristeza que me “despeço” do Alberto: alegria, porque sei que é o que ele quer, que está a seguir o seu caminho. Tristeza porque serão menos as vezes que verei aquela carinha marota e sorridente, e de certeza que terei muitas saudades do “guarda redes loirinho” que durante tanto tempo aprendi a admirar
(esta sequencia de imagens percorre 4 anos ... em que mudou tudo, menos a amizade... fica o meu pedido de desculpa pela insistencia no acompanhante, mas eles foram, são e serão colegas, companheiros e amigos e alturas houve em que era dificil encontrar um sem o outro)
Não é preciso estar aqui a evidenciar as qualidades do Berto, seja como atleta seja como pessoa. Todos aqueles que o acompanharam ao longo dos anos reconhecem o seu indiscutível valor. No seu percurso pelo Dragon Force Vitalis integrou a 1ª equipa de competição de sub 11, a famosa equipa dos pernetas fraquinhos do prof. Carlos Campos.
No ano seguinte, com a subida de escalão passou para a equipa de sub 13”A” do prof. Rui Sá Lemos, uma equipa que disputou a série dos campeões. Nesta epoca este de novo nos sub 13”A” dos prof. Rui Tomé e Renato Avelar, uma equipa que foi campeã de serie na 1ª e 2ª volta do campeonato. Sempre com uma postura calma, tranquila, de “senhor da baliza”, de guarda redes em que se pode confiar, mostrou inumeras vezes o seu talento e a sua qualidade. Com uma especial “queda” para a defesa de grandes penalidades, por mais que uma vez foi ao Alberto que se deveu a vitória em torneios.
Como pessoa, vai ficar na memória a altura em que alguém lhe disse, referindo-se ao colega com a mesma posição “vocês disputam o mesmo lugar” e ele, com aquela carinha séria e imperturbavél, respondeu: “nós não disputamos, dividimos”. Acho que isto diz muito do que é o Alberto, sereno, amigo, cordial, educadissimo, uma joia de menino.
Ao longo deste tempo mesmo em altura menos boas nunca o Alberto perdeu a calma, a serenidade. Nunca deixou de ser aquele amigo com que se pode sempre contar. E aquele guarda redes que deixa qualquer defesa tranquila.
Muito mais haveria a dizer sobre o Alberto, como há de qualquer dos extraordinários meninos que temos tido o privilégio de conhecer ao longo destes anos. Meninos que dentro e fora do campo fazem da vida dos adultos uma vida mais feliz, mais sorridente. Recordo tantos momentos ...
...a final da Taça de Portugal ...
....o aniversário em Cortegaça ...
.
...o Torneio de Boticas ...
o da Faculdade de Desporto ...
...a Batalha de Guarda Redes ...
tantas recordações que não vão ficar por aqui, porque, amiguinho, vamos continuar a “ver-te”.
Sempre que possivel e com a ajuda da tua mãe, aqui estaremos a acompanhar a tua vida, os teus sucessos porque é isso que te desejamos: que estejas onde estiveres, tenhas sucesso e especialmente, SEJAS FELIZ!
Acredito que este grupo que começou na equipa dos “pernetas fraquinhos” se vai continuar a encontrar vida fora, seja nos campos de futebol ou noutro sitio qualquer. Porque o que a AMIZADE une, os homens não podem separar e tu és O NOSSO AMIGO ALBERTO.
Por falar em amizade, não podia terminar este post sem mencionar a familia "Alberto": a Carminho, o Fernando e o Manuel, aqui ilustrados por uma imagem que tão bem conhecemos das nossas reportagens. Esta familia sempre presente, sempre simpática, deixou uma marca tipo Duracell que dura, e dura ... tal como a amizade e a estima que temos por eles. No entanto, fica desde já a indicação que a nossa ligação vai continuar. Mas isso fica para outra altura.
Agora resta-me apenas terminar - não há despedidas porque estarão sempre presentes no nosso pensamento ( e no email e telemovél...) - Ficam os votos a Sorte vos proteja, Deus vos ajude e, meus amigos, até já