segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sub 13 "B" - 14 / Rio Moinhos 2





Uma jornada em que se fez "o gosto ao pé". A nossa equipa obteve em magnifico resultado e as equipas de sub 11 "A" e sub 13 "A" também tiveram resultados muito folgados. As coisas não correram tão bem à equipa de sub 11 "B", os nossos pequeninos, que só esta semana começaram o campeonato. No entanto, há que notar que é uma equipa com jogadores muito novinhos e na sua maioria, no 1º ano de competição. Eles vão recuperar rápidamente deste momento menos bom, tenho a certeza. E os sub 11"B" a epoca passada também começaram o campeonato a perder e acabaram... como todos sabemos!
Este momento de concentração ou aquecimento ou lá o que era da nossa equipa foi no minimo, original! Influencias do prof. Jorge Maciel?



Mas vamos começar por falar do nosso jogo e ainda antes disso, do nosso capitão, o André. Esteve de cama quase toda a semana, mas arranjou força e disposição para vir dar "aquele abraço" aos seus colegas e acompanhar o jogo. Uma atitude verdadeiramente "à capitão", que comoveu toda a gente. O aspecto combalido do André era visivel, mas o sorriso, esse estava lá. Espero já te ver na 5ª feira a 100%, amigo!






Depois das "bocas da assistencia" a semana passada, que o arbitro era mais baixo que o nosso capitão, a AFP esmerou-se e arranjou-nos não um arbitro, mas "uma arbitra" à altura. E que altura! Não é só é mais alta que o nosso capitão como quase mais alta que o capitão dos seniores... e queria os meninos bonitinhos com as camisolas por dentro - algum dos leitores já experimentou meter a "camisola por dentro" com luvas de guarda redes calçadas? Bem, depois digam como correu ...

Já devidamente compostos e apresentaveis, fizeram o favor de se virar para a assitencia (caso raro!). O jogo, como o resultado ilustra, não foi muito disputado. Com isto não quero dizer que faltou empenho ou raça, não, apenas que a outra equipa não "dava luta" e na verdade, o resultado poderia ter sido mais dilatado. Isto ao contrário do que se possa pensar, não é nada vantajoso para os meninos. Estão quase inconsientemente a habituarem-se a facilidades e no dia em que aparecer um equipa dificil - porque vai aparecer - eles poderão ter alguma dificuldade em reagir. Esperemos que não.
Para a semana temos a deslocação a Felgueiras, provavélmente a unica a um campo relvado nesta 1ª fase.


Do jogo não há muito a dizer, a nossa equipa jogou bem embora não houvesse muita resistencia por parte do adversário, cujo melhor jogador foi o guarda redes. Vamos já deixar o registo dos nossos marcadores de hoje, que foram: João Azevedo - 5;  Ricardo Batista - 2; Ricardo Coelho - 2; João Mendes - 2; Zé Cardoso - 1; Rui Durães - 1; Miguel Pedro - 1;


Vou terminar por agora com um "apanhado" de expressões e atitudes curiosas dos nossos meninos durante o jogo - nem eles sabem as caras que fazem!




Olha o Rui, um doce de menino, com cara de mau num lado e num momento de companheirismo com o Claudio noutro





E assim se festejam golos .....







 
 
 
 



A raça, o querer, o esforço ... estão lá!


Doente - sim, muito mais magro - também, mas o bichinho da bola...esse continua vivo e de boa saúde







E despeço-me com um agradecimento especial ao nosso amigo Zétó que fez questão de nos vir fazer companhia, é sempre um prazer ter este amigo presente.



As fotos, como de costume são muitas, ficam AQUI para quem tiver paciencia ...

Série 10 Sub 11 B – 1ª Jornada



Post da Estela








Na deslocação ao campo da Paradela para defrontar o Trofense A, perdemos 2 - 0.

Este jogo de abertura serviu para confirmar o que já vínhamos temendo, a falta de experiência das nossas estrelinhas, nestas andanças das competições à séria.

Nota-se que ainda há quem se sinta perdido e campo, nota-se quem ainda pense que possa resolver as situações sozinho, mostrando momento de grande habilidade com a bola, mas não premiando a simplicidade e o colectivo. Quando assim é, é muito mais difícil dar a volta ao resultado.

A juntar a isto a sorte não esteve connosco, perdidas de baliza aberta e vezes que a bola teimou em não entrar, pois existiram os postes, as barras e um guarda-redes, enorme em qualidade e altura que não nos deixou gritar o tão esperado golo.

Fica a sensação que podíamos ter saído da Trofa com outro resultado, paciência! Vamos pensar no próximo jogo.

De saudar o regresso do Lobão à competição, bem-vindo, todos somos poucos!

Mas recordando a época passada, a abertura também foi com uma derrota e depois terminou muito bem, por isso, Força Equipa.

Nós, pais queremos ver esse grito de equipa no fim do jogo, mesmo que o resultado não seja o desejado. Queremos ver a vontade de vencer, queremos ver a vossa felicidade dentro de campo, queremos que se divirtam acima de tudo, não baixar a cabeça e acreditar no valor de cada um e principalmente do colectivo.



Força equipa!

Fotos do dia  AQUI

domingo, 30 de outubro de 2011

Sub 11"A" - C.F.PEROSINHO 2 F:C.PORTO 10 2ª JORNADA



Post do Zétó






Este sábado, com o inicio dos jogos retardados (não sei porquê) a equipa foi para a bancada assistir ao jogo que nos antecedeu e aproveitaram para entoarem cânticos que se ouvem habitualmente no Dragão, sem necessitarem da batuta do Macaco para que, eles os Super Dragõeszinhos, nos presenteassem com uma panóplia de cânticos muito interessantes, improvisando e adaptando ainda a música dedicada ao João Moutinho, para o nosso João Pinto, foi bonito de se ver e ouvir. Só não se ouviu aquele cântico, que eu não sei bem a letra e que começa assim slb slb slb,………… já não me lembro do resto, ainda bem senão corriam o risco de ficarem roucos.


Isto foi um espectáculo dentro do espectáculo. A isto chama-se espírito de equipa.

A equipa técnica, apresentou hoje uma equipa diferente da titular da semana passada, a saber: Robi (capitão),Mário, Nuno (Tomás) João Pinto, (Bruninho) Zé Pinto, Matheus e Rodrigo.

A equipa entrou muito bem no jogo e porventura foi o jogo mais bem conseguido, a coroar uma boa exibição, com dez golos marcados. Boa circulação de bola, maior objectivação, logo concretização e colectivismo, aliado a boas prestações individuais, foi a «pedra de toque».

Robi, que desta vez apanhado pela câmara, na sua habitual prece antes do início dos jogos, tendo balbuciado algumas palavras em direcção do Céu, que só ele saberá o que disse e a quem as dirigiu. Para nós será sempre difícil esquecer alguém, que estará Lá a puxar por ele, e estará sempre presente connosco, de uma forma indelével.

É o dono da baliza, duas defesas espectaculares, a primeira a inviabilizar o empate no início do jogo e a outra na marcação de um pontapé de livre, dá tranquilidade e segurança à equipa. Na segunda parte o Paulo ocupou a mesma posição, tendo também estado à altura do seu antecessor, só alguém que o não conheça terá dúvidas quanto á sua qualidade, eu não.

O Mário continua a ser o pêndulo defensivo, combinando bem, ora com o Nuno ou com o Tomás dois «primo divisionários», que o processo de integração se tem processado de uma forma rápida e nota-se já a evolução em jogo. A seguir virá o Bruno, que nos treinos já “disse” que também podemos contar com ele, é o benjamim deste grupo. No meio campo esteve o João Pinto, que preencheu o lugar que não é o seu, na perfeição (joga bem em qualquer lado) é o nosso polivalente, estreando-se a marcar, em detrimento do Bruninho, que chegou à concentração atrasado (ai pai, levaste uma descompostura do teu filho merecida) e por isso viu-se relegado para o banco. Aproveito para deixar um alerta para os pais, para este tipo de acontecimentos, que prejudicam a equipa e sobretudo os nossos filhos, deixo aqui as minhas desculpas à equipa em geral e também ao meu filho.
O Bruninho, (eu tenho imensas dificuldades em falar dele, espero que compreendam) ainda não atingiu a forma que o caracterizou na época passada, é um jogador de equipa que prima pelas assistências para golo, esta época está a materializar e já leva quatro golos marcados, o que me está a surpreender. Agora na lateral o Zé Pinto, jogador com um potencial enorme, desenhou jogadas de belo efeito, ficando na retina uma em que assistiu Matheus para golo, boa exibição. O Rui Costa, um jogador que tem crescido a olhos vistos, pautou a sua exibição, com sentido de equipa, outra boa exibição, aliás todos jogaram bem e a equipa agradeceu, retribuindo com 10 golos, que é sempre de louvar. O Matheus contribui com mais dois golos, eu não quero ser repetitivo e corro o risco de esgotar os adjectivos em relação a ele, pois é resta-me dizer só, que é um jogador exemplar (e um filho também, eu sei).

O Edu entrou a substitui-lo e não é tarefa fácil, convenhamos, para outro primo divisionário, estreando-se em jogos oficiais procurou o seu lugar e tentou o golo, precisa de mais tempo de jogo, é normal. Agora e para terminar o “homem do jogo”. Uma manhã soalheira e fria que convidava a assistir a um jogo de futebol. Decorridos oito minutos, um senhor chamado Rodrigo resolveu acabar com as dúvidas, e o jogo aplicando um hack trick fatal ao adversário, recebendo como prémio a sua retirada de jogo pouco tempo depois, para que os técnicos a partir daqui fizessem uma gestão cuidadosa dos recursos da equipa, permitindo dar tempo de jogo a outros jogadores menos utilizados, muito bem. Rodrigo que voltaria depois e que fez mais dois golos, estava endiabrado o rapaz.


Parabéns a todos, vamos continuar a trabalhar para dignificarmos a «camisola» e ocupar o lugar na tabela classificativa, que nos é devido, porque SOMOS PORTO.

Fotos do dia AQUI

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Os sub 13 "A" - na 1ª jornada ....


Post da Carminho






Na 1ª Jornada, deste Campeonato, o nosso primeiro jogo foi contra o Trofense com a Equipa local.



Um jogo com pouca expressão, uma vez ter praticamente um só sentido …




Foi um jogo totalmente a favor do FCPorto Dragon Force, com um resultado final de

( Trofense “0” FCPorto “12” ).







Esta Equipa do Trofense, em nada se igualou ás anteriores equipas que jogaram contra nós, lembro-me quer no 1º Ano de Competição ( 2009/2010 ), quer no 2º Ano ( 2010/2011 ), tivemos o Trofense na nossa Série e na época passada ( Sub13A ), a Equipa local deu-nos bastante luta … e não foi fácil !!! …






O trabalho estava facilitado para o nosso lado, pois a Equipa adversária era bastante frágil e com níveis pouco competitivos.

Os nossos Guarda-redes ( Alberto e Marino ) tiveram tempo para descansar!!!! … Pois não houve remates da Equipa Adversária.







De salientar, sempre, a excelente forma dos nossos Atletas, com uma subtileza incrível em campo, levaram a nossa Equipa a iniciar este Campeonato com um resultado bastante confortável.







Os nossos Marcadores foram:


João Sardinha (3)           Afonso (3)

Dário (1)                        Gonçalo Cunha (1)

Renato (1)                       Jorginho (1)

Barbosa (1)                     (1) Auto-Golo

                                                                                   

Parabéns a todos os elementos da Equipa e respectiva Equipa Técnica, que os conduz e lidera.


Ao Nunes e Nandinho ( os primeiros elementos não convocados ), que não quiseram perder o nosso primeiro Jogo, estiveram presentes a dar aquela FORÇA de sempre e a vibrarem com os GOOOOOOOLOS marcados … Jogadores á “PORTO” … Este tipo de apoio é mais que necessário. Parabéns Meninos.

Próximo Jogo a realizar-se no Vitalis Park, dia ( 29 de Outubro/11 ), contra o “Mocidade Sangemil”, pelas 15h ( salvo alguma alteração )


PS.: Um agradecimento muito especial, a uma Pessoal Especial ( Susana Pinto ), em nome da minha família, pelo teu Carinho, Amizade Sincera e Atenção para com TODOS os miúdos, pelo “Post”, aqui publicado, dos Aniversários realizados, onde está incluído o do meu filho Alberto Almeida.

Obrigada, mais uma vez, pelo teu cuidado sempre presente.

domingo, 23 de outubro de 2011

SUB 11”A” - 1ªJornada - FC PORTO 6 CD TORRÃO 1

Post do Zétó


(fotos do dia AQUI)

Candeia que vai á frente alumia duas vezes.



É sempre bom começar bem em qualquer competição e o facto de termos iniciado o campeonato a vencer, vai dar confiança para encararmos os futuros jogos com maior motivação. A equipa só assim começará a crescer para níveis mais competitivos, porque nem todos os jogos serão como este, ou seja sem querer subestimar o nosso adversário de hoje, esta equipa do Torrão apresentou níveis muito pouco competitivos que não dá para aferir o real valor da nossa nesta competição, com a certeza de que há equipas na nossa série bastante melhores.


E agora vamos ao jogo propiamente dito.

Começou numa toada morna, o desconhecimento do adversário assim obrigava, fizemos circulação de bola e as transições eram lentas. O adversário quando chegava ao nosso meio campo, não criava perigo á nossa baliza, assim como nós denotamos também alguma falta de objectividade, junto á baliza adversária, até que Bruninho num remate de fora da área abriu as hostilidades, fazendo o primeiro golo, estavam decorridos oito minutos. Foram precisos mais uns minutos, para o mesmo jogador, num pontapé feliz, fazer dois a zero, e motivar a equipa para a obtenção da confiança necessária para fazermos o nosso jogo.



A partir daqui viu-se a equipa mais solta e na marcação de um pontapé de canto, tivemos o privilégio de ver um espectacular golo de cabeça, pouco usual (neste escalão), num gesto técnico perfeito, a fazer inveja a muitos jogadores feitos, pelo nosso Rodrigo, que voltaria a marcar na conversão de uma penalidade, a castigar uma rasteira que sofreu, quando se isolava para a baliza, fechando assim a primeira parte.





A segunda parte pertenceu ao Matheus, que marcou dois golos, o primeiro num remate cheio de intencionalidade, ao poste mais longe de ângulo difícil e com dois adversários pela frente, que demonstra a qualidade deste jogador, o outro golo confesso que não vi, porque um segurança resolveu chatear-me impedindo-me de realizar a reportagem fotográfica, o que só aconteceu por breves instantes, porque o dever assim me obriga. As minhas desculpas ao Matheus.


Mas esta vitória não foi exclusiva destes três jogadores, sem a equipa na retaguarda nunca conseguiriam estes feitos, por isso tenho que fazer uma abordagem aos outros elementos, começando pelo nosso capitão Robi (onde é que já ouvi este nome?),que esteve muito seguro na abordagem dos lances, dando uma confiança enorme á equipa, jogando a maior parte a libero. Que eu me lembre, houve só uma intervenção, num pontapé de canto em que teve uma situação mais perigosa, mas prontamente anulada. Na segunda parte esteve o Paulo que acabou por sofrer um golo, num pontapé que até o Helton nada podia fazer, dado o pontapé feliz, sem dúvida nenhuma que produziu um golo de belo efeito e indefensável, mas esteve também bem.

A defesa comandada por Mário, que fez uma exibição muito boa, esteve bem melhor e a impetuosidade do Tomás a avançar no terreno, já foi mais moderada, e começa a denotar um melhor sentido posicional, este jogador vai crescer muito. Nuno Miranda, esteve igualmente bem, não parecia que era o seu primeiro jogo oficial, joga com elegância e será sempre uma boa alternativa para o mister, dependendo da estratégia. O João Pinto é o João Pinto, jogador que ainda não está ao seu nível, mas que vai aparecer e fazer mossa, tem lugar em qualquer equipa da formação, surpreendeu-me não ter sido titular, mas o Mister terá lá as suas razões.

O Zé Pinto e o Rui Costa dois jogadores de excelente técnica, que terão um papel muito importante na equipa, basta para isso jogarem mais em equipa de uma forma mais simples, fizeram um bom jogo.

Contudo a falta de objectividade da equipa continua a ser elevado, é necessário, cruzar mais, rematar mais, e também explorar o contra- golpe e efectuar as transições ofensivas rápidas com vista á obtenção de golos e quando necessário fazer a tal circulação de bola de modo a gerir o jogo á nossa feição. É preciso acabar com as fintas para aqui e acolá, que normalmente levam sempre á perda de bola e muitas vezes a sofrer golos desnecessários.

Agora uma palavra para a restante equipa, á Scapy que apesar de convocada, não pode dar o seu contributo á equipa por se ter lesionado numa aula de educação física, as rápidas melhoras. Ao Edu já restabelecido da doença que o afectou esta semana e ao Bruno, que viram a sua estreia em competições oficias adiada, não vão esmorecer porque vai surgir a vossa oportunidade, em breve, isto é um processo normal que visa á vossa plena integração, há agora que trabalhar mais e melhor, vocês têm qualidade senão não estariam aí, Acreditem.





A acompanharem o nosso jogo estiveram o Prof. Victor Frade, Prof. Carlos Campos e o Team Manager das equipas de competição João Alves.



Para terminar, a injustiça que se viu no final com a saída dos craques, uns com os seus bólides, os outros a pé com o saco às costas.






Zétó

Sub 13 "B" - Começou o campeonato... com o pé direito!

Um pleno das equipas de competição F.C.Porto Dragon Force! Três vitórias nas 3 equipas que entraram hoje em competição: Os sub 13 "B" por 11-1, os sub 13 "A" por 12-0 e os sub 11 "A" por 6-1. Parabens a todos, rapazes. Uma entrada à leão (ou à dragão, se preferirem) no campeonato.

Mas este post vai focar o jogo desta equipa "fantabulástica" dos sub 13 "B", sobre as outras virão as respectivas reportagens - os sub 11 "B" só começam na próxima semana.


 ´
No nosso primeiro jogo, tivémos uma deslocação ao campo pelado, poeirento e duro do Amarante. Um terreno que não facilitou a vida aos nossos rapazes, já que o comportamento da bola não era o esperado - segundo os pais "ela pincha muito". Seja como for, o jogo acabou por não ser dificil, tendo sido conseguido um resultado a nosso favor de 11-1, para delicia dos acompanhantes, apesar de manifestamente os jogadores estarem "de costas voltadas para os apoiantes". Além disso, tem que se fazer uma subscrição para que o Nuno não fique junto ao André ou ao Ricardo Coelho... hoje, até o arbitro era mais baixo do que eles.


Mas antes de tudo tem que se comecar por dizer que esta vitória foi dos 15 jogadores desta equipa. De todos eles, sem excepção, não dos 12 que, cumprindo o determinado pela Associação, foram ao jogo. As vitórias, as derrotas (se existirem!) serão sempre de todos, porque, amiguinhos, são uma EQUIPA! Todos! E estes festejos de golo foram sem duvida com o pensamento naqueles que não estavam presentes.






Quanto ao jogo, bem, o resultado dá ideia de um jogo menos disputado do que foi. O Amarante bateu-se bem, mas efectivamente o nosso conjunto foi superior. Excelentes executantes, bom enquadramento, um funcionamento em equipa notavel. Nada a apontar (digo eu) a estes rapazes.









Mas a verdade é que quando se ganha por numeros tão expressivos como estes, tudo parece deslizar sobre rodas e os sorrisos do "bando de pais babados" demonstra bem isso. Vamos ver se não me esqueço de fazer um registo identico num jogo que corra menos bem ... vai ser lindo, vai.










Estiveram todos bem, nesta equipa que tem meninos de varias idades (e tamanhos!) alguns já com experiencia de competição, outros para quem esta é a primeira epoca de disputa de campeonatos. Mas isso hoje não se notou, foram todos uma equipa. E que equipa!








Para a história ficam os marcadores dos golos: o Ricardo Batista com 4 golos, o Ricardo Coelho com 3, o André Ferreira e o João Azevedo com 2 cada um. E que não se diga que não lhes saiu da pele, porque ficaram bem marcados pelo terreno...








Amanhã temos liga interna, portanto isto é "até já".

Uma nota: a que a partir de agora vai ser aberta aqui no blog uma secção de "perdidos e achados" ao dispor que quem dela precisar.






E é com os parabens e os agradecimentos que vamos terminar: os parabens a todos os meninos por um excelente jogo (que até deu um golo de calcanhar do Ricardo Coelho) e, claro, à equipa técnica que os conduziu e liderou. Hoje, além dos nossos habituais professores João e Vitor, tivemos também o prazer da presença do professor Carlos, o treinador-adjunto de guarda redes que, como se vê, ajudou na resolução do eterno problema dos cordões...


Fica também um ENORME agradecimento, em meu nome pessoal e de toda a equipa ao pai Manuel Teixeira, o pai do Diogo dos sub 13 "A" pela gentileza da oferta que nos fez dos calendários do campeonato. Obrigada, Manuel, és uma joia de pessoa e foi de uma enorme ternura a tua atitude. Beijocas, amigão.

PERDIDOS E ACHADOS: Ficaram em Amarante umas calças de fato de treino (dos fatos de treino de treino azuis, passe a frase pouco correcta) e um casaco de fato de treino amarelo. Estão comigo e levo para o Vitalis, a quem faltar já sabe onde estão. Ficou também um frasco de shampoo, já identificado como sendo do André.

Fotos do primeiro jogo do campeonato AQUI