segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Biografias do Plantel - o Nuno Pinto

Continuando com as biografias do nosso plantel, vamos hoje passar por um dos guarda redes, o Nuno

Nome: Nuno Miguel Marques da Costa de Mesquita Pinto


Data de Nascimento: 24/09/2000

Posição: Guarda Redes




O Nuno está na escolas do FCP desde 2006, na altura em que estas funcionavam no Padroense. Mas foi na epoca de 2008/2009, com a passagem para o Vitalis, que o Nuno "descobriu" a "vocação" para guarda redes e pouco depois foi seleccionado para a bolsa de mérito


Prof. Vitor, Luis, Henrique, Nuno Barbosa, Leo, Pedro Varejão, Guilherme, Prof. Humberto,Miguel, Nuno Pinto, Dario, Nuno Nunes e Zé Cardoso

Com esta equipa, a participar em varios torneios, foram ganhos os primeiros "trofeus"



e foram feitos amigos para sempre


Na epoca seguinte, 2009/2010, foi escolhido para a equipa de competição Dragon Force sub 11, integrando aquela que ficou conhecida pela equipa dos "meninos de ouro" ou, numa outra versão ternurenta pelo treinador "os pernetas fraquinhos"


Prof João, Prof Carlos, Nuno Pinto, Diogo, Sardinha, Gonçalo, Martim, Miguel Angelo, Alberto, Prof. Nuno, pedro Varejão, Dario, Renato, Nuno Barbosa, Nuno Nunes, Rodrigo e Henrique

Esta equipa participou no campeonato distrital e teve uma excelente prestação. Foi o inicio da competição para equipas Dragon Force, a que foi dado continuidade este ano já com a participação de 2 equipas por categoria. Nesta epoca o Nuno está na equipa Dragon Force sub 11"B", aquela "equipa belíssima, com jogadores fantásticos que é a nossa fé" e todos conhecemos


Luis, João, Prof Pedro, Gonçalo, Zé Ferreira, Paulo, Sousa, Bruno, Rui Costa, Diogo, Miguel, Martim, Alex e Nuno Pinto

Esta equipa, tambem a disputar o campeonato distrital, está a portar-se muito bem, tendo em consideração que a maior parte da equipa nem sequer tem 10 anos.

Quanto ás caracteristicas do Nuno como jogador, como compreendem, não vou dizer nada. Posso apenas citar o que foi dito pelo antigo treinador "destemido e tranquilo".

No entanto, um tempo atrás escrevi um "pedaço de prosa" sobre a posição de guarda redes, que é das mais ingratas (digo eu). Fica aqui, partilhado com quem tiver paciencia para ler, dedicado ao Nuno, Paulo, Alberto, Robi, Marino, João e todos os outros "colegas" sofredores. A ilustrar, algumas imagens da "carreira" do rapaz...


Quem é o guarda-redes?

Quem é o guarda-redes? É aquela figura solitária, enfiada lá ao fundo do campo em quem ninguém repara durante 95% do tempo de jogo. Só se vê quando é chamado a intervir e só é falado …se falha.

Esta era a minha forma de ver um guarda-redes, nos meus já muitos anos a ver futebol (já lá vão quase 40). Só me lembro de ter mencionado guarda-redes para lhes chamar “frangueiros” ou numa muito rara ocasião para um elogio se defendiam um penalti ou outra atitude “heróica” semelhante. Sempre os achei figuras secundárias, talvez até menos importantes e interventivas do que os árbitros. Tal como lenços de papel, guarda-redes eram para ser usados quando necessários e esquecidos até à próxima necessidade de utilização. Acho que esta minha visão de “quem é o guarda-redes” é compartilhada pela grande maioria dos apreciadores de futebol.

   
Então o que me faz agora escrever precisamente sobre essa figura tão “pouco relevante”?

O que me motiva é que de há 2 anos a esta parte eu olho mais para o guarda-redes do que para o resto dos jogadores. Olho para ele, sofro com ele e mudei radicalmente de opinião.


Acho hoje a posição de guarda-redes é talvez das mais difíceis da equipa. Nunca tem o brilho de um marcador de um golo, mas tem sempre a culpa de sofrer qualquer golo. O avançado que falha um remate de baliza aberta “teve um falhanço”. O médio que faz um cruzamento para a bancada “teve azar”. O defesa que deixa passar o adversário “estava mal posicionado”. Mas o guarda-redes que sofre um golo “foi um frango”. A culpa é sempre dele, em maior ou menor grau. Naquele momento decisivo em que a bola entra e bate nas redes, toda a gente se esquece de qual o percurso que a levou lá. Simplesmente, a culpa foi do guarda-redes. E muitas vezes isso não é verdade.



Agora eu vejo no guarda-redes, tenha ele a idade, o prestigio, a titularidade que tiver, uma figura que está só no meio de uma multidão. Ele será eventualmente num estádio cheio a única pessoa que festeja sozinha os golos da sua equipa. Não tem ninguém com quem falar, a não ser nos momentos em que é chamado a intervir e nessas alturas é melhor agir do que falar. È tão “impotente” que precisa de ajuda para apertar um cordão que se desata. Mas é o guardião final do que é o objectivo primário do futebol, a baliza.



E agora eu respeito muito mais os guarda-redes e quero neste “pequeno pedaço de prosa” deixar a minha homenagem a todos eles. Agora sei o que custam todos os longos minutos que passam ali, entre 2 postes e uma trave sem acontecer nada, para de repente acontecer tudo de uma vez. Sei dar valor aquele momento fatídico em que uma bola se solta das mãos e escorrega para dentro da baliza, depois de essas mãos terem agarrado bolas vezes sem conta; em que uma bola se esgueira entre as pernas que a tentavam afastar e entra. Sei o que custa ouvirem o que ouvem de todos: colegas, simpatizantes, adversários. Porque nessas alturas, mais uma vez, estão sós. Mas não tão sós como possam pensar, porque para saber o que custa ser guarda-redes, tem que se ser um ou … ser mãe de um, que é a minha posição.



Quando eu vejo agora o meu pequeno guarda-redes de 1,30 defendendo orgulhosamente as cores e o emblema Dragon Force, com o mesmo empenho e orgulho que “os grandes” defendem os emblemas dos seus clubes ou selecções, eu estou com ele. E ao dar valor ao que ele faz, ao apreciar o seu esforço, eu vejo e valorizo tudo o que fazem todos os “colegas” dele na mesma posição.

. Porque se o lugar de guarda redes é difícil, acreditem, o de mãe de guarda redes também não é nada fácil.



(Nota: acreditem qu este post não foi facil. Fiz sempre questão de afirmar que este blog é da equipa, não meu. E falar do meu filho, porque é dele que se trata, sem que pareça "promoção pessoal" é muito complicado. Espero ter sido o mais imparcial possivel.)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os "nossos meninos" no Porto - Sevilha

Num dia de Liga Europa, no desafio entre o  Porto e o Sevilha, os nossos meninos fizeram uma entrada em grande no estadio do Dragão! Foram convidados a participar na cerimónia de abertura, segurando a "bola" representativa da UEFA e acompanhando as duas equipas.
Foi uma honra e um prazer e mais do que tudo, uma enorme alegria e uma tarde cheia de emoção. Muitos dos pais e mães "babados" fizeram das tripas coração para arranjar maneira de num dia de trabalho acompanharem os filhotes as 14.30 ao estádio, e também esse esforço mereçe ser elogiado.



Mas os nossos meninos "abanaram a bola" e acompanharam os jogadores com a maior dignidade e como verdadeiros profissionais. E viram o jogo como adeptos ferrenhos. Imagens deles a ver o jogo há algumas, que vou aqui colocar. No entanto, da entrada com os jogadores a transmissão da Sport Tv "fez o favor" e cortar essa parte. No entanto, arranjou-se umas imagens. Não serão se calhar as melhores e se alguem tiver outras, agradeço.





E aqui está o video dos nossos meninos - hoje, não houve sub "A" ou "B" , 11 ou 13 - são OS NOSSOS MENINOS



 entrada em campo a partir do minuto 8

Fotos do antes, durante e depois AQUI

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Empate: Dragon Force sub11"B" - 3 / Godim - 3

(Fotos AQUI e resultados Dragon Force actualizados - como de costume, os meus agradecimentos ao Zetó pelas imagens que teve a gentileza de enviar)

Esta é uma equipa inovadora que quer experimentar todas as sensações; depois de termos passado por vitórias, uma derrota, hoje foi a novidade do empate. Pelo menos agora já está tudo experimentado, espero que se volte ás vitórias...


Como o resultado demonstra foi um jogo muito equilibrado, golo cá, golo lá, mais uma vez capaz de provocar falhas cardíacas nos papás e mamãs assistentes (os jogadores estavam calmos). Mas a continuar assim, além de massagista vamos precisar de apoio no INEM com um desfibrilador porque, mais dia, menos dia, alguém vai ter um treco!
Desta vez, a jogarmos "em casa", no Centro de Estágio do Olival, tivemos direito a uma "plateia" de luxo: não é todos os dias que temos a equipa sénior a treinar no campo ao lado - mas garanto que, mesmo assim lado a lado, eles são maiores mas os nossos são mais bonitos!



Em termos de jogo, acho que se jogou melhor que a semana passada, até porque na minha opinião, este adversário era superior. Jogou-se melhor, mas ainda não tão bem como já vimos esta equipa jogar. É preciso mais garra, menos individualismo, mais equipa. Mas está melhor. E é preciso que deixemos de ser penalizados por lançamentos mal feitos, pontapés de´baliza que não saem da area. Atenção, meninos. Concentração. Só falta um bocadinho assim... já agora, dá jeito manter as 2 chuteiras nos pés ...


Apesar de não ser costume fazer destaques individuais, acho que é mais que merecido deixar uma palavra ao nosso capitão de hoje e marcador de 1 dos golos - o Zé Ferreira (os outros golos foram marcados pelo Martim, um deles de penalti). O Zé faz todos os lugares dentro do campo - ele é defesa, médio e marca golos sempre que pode. Parabens, Zé, mais uma grande exibição (verdade que ainda não o vi a guarda redes, mas nunca se sabe...)



Bem, quanto a jogo, não digo mais nada. Foi bom, podia ser melhor. Para a semana "folgamos", portanto há que dar corda ás chuteiras e afinar os pitões durante este período. O próximo jogo é uma deslocação a Macieira.
Quanto a fotos, se há dias em que são poucas, hoje são mais que muitas - as minhas e as outras que devem ainda estar a atravessar o Douro. Colocarei logo que possivél, até porque com os meninos saírem ao mesmo tempo que os seniores, vão aparecer fotos para todos os gostos. Foi mais do que divertida a corrida aos autografos! é destes momentos que ficam as memórias.

Resultados Dragon Force:
* Sub 11 "A" - ganharam ao Penafiel por 9 - 1.
* Sub 13 "A" - um resultado menos bom num jogo que deve er sido dificil, com o Lagares - 3 - 4;
* Sub 13 "B" - ganharam 3 - 0 ao Boavista

Fica o agradecimento ao "nosso" Diogo e familia que fizeram o esforço de depois do jogo - onde o Diogo marcou 3 golos - virem acompanhar-nos no nosso. Obrigada, amigos.


Para terminar, umas imagens de fair play - uma dos cumprimentos entre as equipas e outra (snifff) de uma "lagarta" assumida da nossa claque com o "homem dos seus sonhos" - isto só prova que a rivalidade é só dentro do campo.
Venham as fotos.....


sábado, 12 de fevereiro de 2011

Hoje correu mal - Maia - 4 / Dragon Force "B" - 2

Ao 3º jogo desta fase, a 1ª derrota.
 Num jogo que começou (mais uma vez) debaixo de um intenso nevoeiro. Caso tenham duvidas, aqui fica a prova - essas sombras aí em baixo são a nossa equipa ... e foi assim que vimos (ou vislumbrámos) uma grande parte do jogo 

Quanto ao jogo e ao resultado, foi uma derrota "dificil de digerir". Isto porque ao contrário de, por exemplo, o Amarante, que era uma equipa superior, esta equipa do Maia era acessivel e não apresentou um futebol tecnicamente impressionante. Eram superiores fisicamente - maiores - do que os nossos, mas tirando isso, não vi superioridade em mais nada.
Hoje a nossa equipa não esteve bem. Sem "porquês" nem "porque nãos", simplesmente estiveram "uns furos abaixo" do seu real valor. Falhas na concretização, falhas nos passes, no conjunto.
Hoje, se me permitem, fizeram muito daquilo que chamo "jogo à caranguejo" - dois passos para a frente, um para trás. Leva o dobro do tempo e do esforço a chegar ao objectivo.
É para a frente, pessoal. Para a FRENTE é que é o caminho!!
Para trás anda o saca rolhas (isto sem nenhuma conotação com acontecimentos recentes...)

No entanto, estas imagens de desalento no fim do jogo espelham bem que os nossos meninos sentiram que além do resultado, a "performance" também não tinha sido a desejada


Estes maus momentos servem sempre de lição para o futuro. Os erros que se cometem ensinam a não os voltar a fazer. E sei que os nossos meninos vão sair mais fortes desta derrota, sabendo que amanhã é outro dia e que têm que corrigir ou aperfeiçoar o que ainda não está bem. Unidos, sempre. A equipa técnica saberá como vos transmitir as indicações, as correcções. Sigam o que eles vos disserem, porque eles é que sabem ( eu limito-me a mandar umas bocas sem despir a pele de mãe).  Nós, os do costume, vamos continuar a torçer por vós, nas vitórias, nas derrotas, faça sol, frio ou nevoeiro.
Vou ainda deixar uma nota relativa a um assunto que por diversos e bons motivos não costumo referir - a arbitragem. Os arbitros são humanos, e como tal, têm direito a errar. Mas prejudicar é outro assunto, que é quando se passa de um erro, grave ou não, para erros consecutivos, sempre para o mesmo lado. Mais grave ainda quando se fala de crianças. Porque estas têm um sentido de justiça muito apurado e sentem uma total frustração quando são injustiçadas. O que hoje se viu foi feio. Apenas se pode esperar que não torne a acontecer, porque além de tudo o que já foi referido, serviu apenas para enervar ainda mais os nossos jogadores. Não foi a arbitragem a causa da derrota, mas na ultima parte do jogo, quando a nossa equipa se encontrou e reagiu, a arbitragem prejudicou. Muito. E eles são tão pequeninos.
Para a história fica o nosso marcador dos 2 golos de hoje, o Zé Ferreira. E para todos vós, amiguinhos, a garantia de que, aconteça o que acontecer, para nós são os melhores do mundo (como se vê, ainda não despi a tal pele ...) mas, acreditem as unicas lagrimas que queremos ver são as de felicidade, portanto, força nas canetas! Para a semana há mais.

Resultados Dragon Force:
Dos sub 13 A e B, não sei nada, acho que só jogavam de tarde, assim que souber, coloco.
* Sub 11 "A" venceram em casa o Foz por 9 - 0. Parabéns.

As fotos, já com a colaboração preciosa e sempre atenta do pai Zetó estão AQUI. Vão também ficar de imediato disponiveis nos sitios respectivos, as fotos do jogo com o S Lourenço do Douro (obrigada Zetó e Manuel) e acrescentadas as do papá Manuel relativas ao jogo com o Falcão.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Vitória - Dragon Force "B" - 5 / S. Lourenço do Douro - 3

Num jogo "impróprio para cardiacos", foi conseguida a 2ª vitória desta fase. Vamos ver se se consegue descrever a evolução do marcador:
1º golo Dragon Force, empate pelo S Lourenço, que a seguir se adianta para 2-1. Empate de novo a 2-2 e a seguir ficámos na frente com a marcação do 3º. Eles empataram.Depois marcámos o 4º e o 5º golo. Mas isto é mais facil de escrever do que de viver, que houve alturas em que os papás e mamãs presentes estavam capazes de entrar em campo para ajudar ....


Já se sabia que o jogo não ia ser facil, esta tinha sido uma equipa que já tinhamos defrontado na 1ª fase, e também na altura com um jogo muito disputado. Mas com muito esforço dos nossos meninos, lá conseguiram uma vitória que por ser dificil não deixou de ser totalmente merecida. Os nossos marcadores foram: Martim - 3, Zé Ferreira - 1 e Gonçalo - 1.
E tivemos também o prazer de ter vários coleguinhas tanto do Dragon Force como da Formação a acompanharem o jogo e a torcerem pelos amiguinhos - a todos, obrigada


Que mais se pode dizer? apenas deixar os parabens a estes meninos e à equipa técnica, que têm conseguido, passo a passo, vencer as dificuldades e dar-nos estas pequenas/grandes alegrias. Sempre com um sorriso, esta equipa está a mostrar o seu valor, o seu empenho. Continuem, rapazinhos



Quanto aos outros resultados Dragon Force (gentileza de um pai que me informou, espero não estar a cometer algum erro):

* Os sub 13 "A" ganharam 2 -1 ao Trofense - boa rapazes, isto é para continuar assim.

* Os sub 13 "B" ganharam 10 - 1 ao Perafita - ui, isto é que foi! Parabens, meninos

* Os sub 11 "A" tiveram um resultado menos bom também com o Trofense, onde perderam por 5 - 1. Isto foi só um acidente, para a semana tudo será diferente. Força, meninos

Quanto a fotos, só tenho meia duzia. Vou esperar que algum dos outros papás me mande mais algumas para as colocar

Estão AQUI

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Biografias do Plantel - o Bruno

Como tinha sido prometido, aqui está a "biografia" do nosso Bruno. O respectivo papá teve a gentileza de enviar algumas fotos da "carreira e vida" do Bruno. Vamos ver se isto entusiasma os outros papás e mamãs...

Nome: Bruno Teles Tavares Gomes da Silva

Data de Nascimento: 01/10/2001

Posição: Médio


O Bruno é um jogador de equipa, com muito dominio de bola e um sentido de concretização que tem feito com que tenha já marcado varios golos, alguns deles de excelente efeito. É um menino super simpático, sorridente e muito amigo dos seus coleguinhas. Alguns deles, já colegas há muito tempo como se pode ver


No Torneio Internacional de Paços de Brandão, onde vemos o Robi, o Rodrigo, o Novais, o Ivo, o João Pinto, o Filipinho, o Martim, o Gonçalo, o Bruno e os gemeos Ferreira



No Torneio do Pombal - ohhhh, Martim, tu a guarda redes??? o Nuno e o Paulo que se cuidem, ainda vão parar a avançados...

Mas o Bruno não restringe as suas actividades extra curriculares ao futebol, como aqui fica documentado (onde é que ele tem tempo para isto tudo? e os pais, ainda conseguem ir a casa de vez em quando?)



Surfista



E "motoqueiro"! este rapaz é imparavél!


E vão ficar aqui,para fim das imagens, 2 daqueles momentos que um dia o Bruno vai gostar tanto de recordar




O Bruno e o outro Bruno, o Alves - um dos seus idolos, o outro, segundo informação de fonte bem informada, é o Messi



O Bruno no seu 6º aniversário, no palco dos sonhos dos nossos meninos, o estádio do Dragão.
Que um dia entres lá, Bruno, com o estádio cheio e como titular, é o que te desejo se isso for o que te venha a fazer feliz.

Não podia deixar nesta "biografia" de mencionar o papá do Bruno. O (também nosso) Zetó tem sido uma pessoa incansavél em tudo, em ajudar, colaborar, participar - seja no que for, deslocações, combinações, tudo. Tem sido um elo de união entre os pais e o meu maior "ajudante" em termos de blog, não só com as colaborações fotograficas como no incentivo que dá. Por tudo isto e pela amizade e ternura com a nossa "equipa fantastica" fica o meu e acredito em geral, nosso, muito obrigado.